-->Renda Per Capita - Educar Saúde

Renda Per Capita

Publicado em 09/06/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Significado de Renda Per Capita

Trata-se de um indicador que determina o quanto avançado está em termos financeiros e de qualidade de vida uma região, estado, país ou cidade. Para descobrir a renda per capita de uma localidade é preciso ter em mãos dos dados para que possamos realizar a operação: o primeiro é o produto interno bruto, ou seja, a somatória das riquezas produzidas no período para dividir sobre o segundo dado a ter em mãos para a conta: a população do local. No mundo, os países que detém o índice mais alto de renda per capita são a Suíça, a Noruega, os Estados Unidos e a Suécia, além o Grão Ducado de Luxemburgo.

Comparação de Riquezas
É inevitável que se pense em tal comparação quando estamos falando de riquezas de países, mas realmente, não é possível comparar com efetiva precisão qual país é mais rico, com bases nos seus indicadores de renda per capita, pois as variações preços e custos existentes de um país para outro de um continente a outro ou ainda de hemisfério à hemisfério, impedem uma avaliação real a este nível de competitividade.

Se, não serve como comparador de riqueza entre países e é um contador da riqueza interna do país para cada habitante, para que serve então o índice de renda per capita? A resposta é que ele serve e é importante para medir como realmente está a economia do país, uma vez que não se consegue fazer a comparação com os países, é perfeitamente comparativo os índices mês a mês ou entre qualquer período de tempo, fazedo uma comparação se subiu ou não o índice de riqueza de uma região.

PIB, PNB e Demais Congêneres
Intimamente ligada à taxa de renda per capita do país está o PIB, que significa Produto Interno Bruto e é o resultado do montante de todos os bens, capital e produtos somados ao decorrer de um ano, lembrando que esta somatória só é válida para os bens produzidos internamente sem se considerar o que é produzido e exportado. A conta de TUDO o que é produzido pelo país, independentemente do produto ficar ou não dentro do mercado do país ou ser enviado para mercados estrangeiros, chama-se PNB, que é a sigla que descreve Produto Nacional Bruto, que é um indicador medido ano a ano pelo Governo do país. Logo, então podemos dizer que o PIB é a somatória de dinheiro de todos o bens produzidos dentro de um determinado país dentro do período de uma ano e que o PNB é a somatório do PIB mais o dinheiro que vem remetido pelo exterior, dinheiro este que é provido pela exportações dos produtos que o país produziu.

Ler Também:

Emprestimo para funcionário publico

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.