-->Repelente caseiro de citronela para dengue - Educar Saúde

Repelente caseiro de citronela para dengue

Publicado em 03/11/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Repelente caseiro de citronela para dengue: A dengue também conhecida como febre quebra-ossos, é uma doença infecciosa (doença tropical) causada pelo vírus da dengue transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Este só ataca as pessoas durante o dia. Por sua vez, este mosquito é diferente dos que estamos habituados. Este vírus pode-se manifestar de 4 formas diferentes.

Pode variar deste a forma inaparente que é quando a pessoa não tem qualquer sintoma, mas já está afetada pelo vírus até as hemorragias que pode causar a morte da pessoa.

Os sintomas mais frequentes são a febre aguda com dores de cabeça ou as dores atrás dos olhos, as dores musculares, a presença de tom avermelhado no corpo, dores nas articulações, e um erupção cutânea semelhante à do sarampo (conhecida no Brasil como catapora). 

Quando verificar algum dos sintomas da dengue deve recorrer logo ao hospital mais próximo, pois como não sabe qual a sua doença vale mais prevenir do que deixar o vírus evoluir. Quando estiver na consulta, tente transmitir ao médico se está a tomar medicamentos, pois existem alguns que podem causar sintomas secundários graves.

Normalmente, o tratamento dos dengues baseia-se na hidratação, por isso deve beber muitos líquidos, mas evite bebidas com cafeína como por exemplo o café. Sempre que mexer em baldes ou bidões do lixo tenha cuidado, pois são ambientes ideais para a existência do mosquito. Mesmo assim pode optar pelo repelente caseiro citronela que o ajudará a afastar os mosquitos de si rapidamente.

Ingredientes:

150 ml de glicerina líquida
150 ml de tintura de citronela
350 ml de álcool
350 ml de água.

Modo de preparação:

1. Coloque todos os ingredientes num recipiente e misture tudo bem até que obtenha uma solução homogénia;
2. De seguida, armazene a solução num recipiente escuro;
3. Deve aplicar o repelente na pele sempre que souber o local onde está ou vai estar em risco.

O nome científico da citronela é Cymbopogon nardus. Este produto é usado na aromaterapia e contém propriedades insectífugas que asseguram que qualquer tipo de mosquito se mantenha á distância.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858