-->Reposição hormonal masculina de testosterona - Educar Saúde

Reposição hormonal masculina de testosterona

Publicado em 07/03/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Reposição hormonal masculina de testosterona.

A testosterona diminui progressivamente nos homens com mais de 50 anos, o que pode provocar alterações significativas na sua qualidade de vida.

A deficiência de testosterona provoca sintomas que se designam de hipogonadismo e que passam pela diminuição da massa muscular e da libido, disfunção eréctil, anemia, cansaço, osteoporose, aumento da gordura corporal, depressão e irritabilidade.

Segundo dados da ONU, o hipogonadismo é detectado em cerca de 20% dos homens com idade superior a 60 anos. Ainda de acordo com as Nações Unidas, estima-se que em 2003 existiam 40 milhões de homens com hipogonadismo, número que em 2050 deverá subir para 160 milhões.

Para fazer face a essa situação, a Schering lançou recentemente um fármaco em gel que, para além das vantagens em termos de aplicação, «torna possível o restabelecimento dos níveis sanguíneos normais de testosterona, que se mantêm estáveis durante 24 horas apenas com uma aplicação diária», explica a assessora científica da área hospitalar da Schering Lusitana, Dr.ª Sofia Ferreira.

Publicidade

Segundo a mesma fonte, um estudo efectuado nos EUA demonstrou que esse gel originou «o aumento da libido nos homens e da sua performance sexual», conseguindo ainda «diminuir a irratibilidade, a depressão e aumentar o bem-estar e a vitalidade». Permitiu, ainda, aumentar a massa e a força muscular e a densidade mineral óssea.

Contudo, salienta Sofia Ferreira, «a terapêutica de reposição da testosterona no hipogonadismo masculino só deve ser efectuada após a deficiência de testosterona ter sido confirmada através de sinais clínicos e exames laboratoriais».

Saiba mais sobre o Hipogonadismo e 6 Tratamentos Naturais

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Publicidade