Deseja Curar a Ressaca Rapidamente: 5 Remédios Eficazes com Resultado Imediato!

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

As ressacas são incrivelmente horríveis. Tenho direito a um prémio pelo eufemismo do século?

“As ressacas são mais do que horríveis:” elas irão arruinar o seu dia, com toda a certeza, e você terá que trabalhar, mesmo que esteja a sofrer uma.

É inteiramente justificável tirar um dia de baixa médica quando não se sente bem devido a um resfriado ou de uma gripe, mas é muito mais difícil convencer o seu patrão de que tem de ficar em casa por causa de uma ressaca, independentemente do quão mal se estiver a sentir.

No entanto, estima-se que cerca de 148 bilhões de dólares são perdidos anualmente devido a pessoas que faltam ao trabalho devido a uma ressaca ou que não desempenham as suas funções de forma correta.

Como Curar A Ressaca Rapidamente Com 5 Remédios Eficazes Com Resultado Imediato

“Pessoalmente, não sou muito de beber.”

As pessoas da minha família simplesmente nunca toleraram muito bem as bebidas alcoólicas, por questões genéticas.

Desta forma, sempre tive uma razão convincente para evitar tocar no álcool. Mas já houve momentos em que ignorei esse facto e consumi muito mais do que deveria.

Por essa razão, estou bastante familiarizado com o preço que se tem de pagar por uma noite selvagem. Nada bom…

Infelizmente, quase não existem evidências cientificamente fundamentadas de que alguma coisa seja capaz de evitar ou curar uma ressaca.

Apesar de o álcool ser tão intensivamente estudado, é chocante o pouco conhecimento que temos acerca das causas da ressaca e do que poderá curá-la.

Assim, os investigadores admitem que alguns remédios caseiros que se encontram por aí podem muito bem ser eficazes.

Há apenas uma coisa que garantidamente ajudará a lidar com a ressacar – não beber. No entanto, este é o conselho que ninguém quer ouvir. Por isso, vamos concentrar-nos no que poderá ajudar, quando estivermos com uma.

Então, o que é exatamente a ressaca?

Para algo tão comum e que provoca queixas de tanta gente, é surpreendente a falta de visão definitiva sobre a sua causa exata (ou causas).

O que sabemos atualmente é que, à medida que o fígado metaboliza o etanol (álcool), vai-se produzindo um subproduto conhecido por acetaldeído. Decore esta palavra!

O acetaldeído é cerca de 10 a 30 vezes mais tóxico do que o próprio álcool e é um reconhecido agente carcinogénico. Felizmente, o nosso corpo tem forma de lidar com ele.

Algumas enzimas, principalmente duas designadas por acetaldeído desidrogenase e glutationa, atacam o acetaldeído e metabolizam-no, ou quebram-no, em acetato.

O acetato não é tóxico, aliás é igual ao vinagre. No entanto, o fígado só pode metabolizar uma certa quantidade de álcool por hora, independentemente da quantidade que tenhamos bebido.

Isto acontece porque as reservas dessas enzimas especiais são limitadas. Assim, quando bebemos demais, não somos capazes de metabolizar o álcool tão depressa quanto necessário, devido às suas reservas limitadas dessas enzimas.

Como consequência, o acetaldeído vai-se acumulando. Dada a sua elevada toxicidade, não é de admirar que nos sintamos tão mal no dia seguinte.

Contudo, embora existam estudos pouco sólidos sobre o tema, há uma grande abundância de evidências esporádicas que sugerem a melhor “cura” para uma ressaca (veisalgia).

Lembre-se – mesmo que a água não ajude muito a livrar-se de uma ressaca, não custa nada hidratar-se. A desidratação faz com que se sinta pior. Por isso, adicione água a praticamente todos os remédios caseiros que utilizar!

Deseja Curar a Ressaca Rapidamente? Sim? Então leia comigo…

Coma uma Banana

Banana

Infelizmente, comer uma banana não é a cura. Mas certamente fará com que se sinta melhor, quando acordar maldisposto.

Evite os grandes pequenos-almoços gordurosos – isso só fará com que fique com azia.

Nestas alturas, necessita de comer alguma coisa – sem comida, sem combustível.

Você sabe perfeitamente que o seu corpo não funciona de estômago vazio. Mas terá de escolher alimentos que acalmem o seu estômago e que não o façam ficar ainda mais maldisposto.

As bananas são ricas em nutrientes que o seu corpo necessita, particularmente o potássio. O álcool suprime a vasopressina, a hormona responsável por controlar a micção excessiva – daí que quando você bebe, está sempre a ir à casa de banho.

Ao fazer xixi, perde, entre outras coisas, o potássio. Se não possuir os níveis adequados de potássio, irá sentir-se mal-humorado e exausto – que não é propriamente aquilo que precisa para a ressaca.

Irá precisar:

-1 banana

– Força de vontade 🙂

Instruções

Coma a banana e beba um pouco de água para hidratar.

Ovo todo-poderoso

Ovo Estrelado

Lembra-se de quando falamos sobre a milagrosa molécula de glutationa? Ela é altamente eficaz na metabolização do álcool, pois contém grandes quantidades de cisteína, uma substância que é atraída pelo acetaldeído (a substância tóxica que faz com que se sinta maldisposto).

No entanto, as nossas reservas de glutationa são muito limitadas. Acontece que os ovos também são ricos em cisteína! Logo, consumi-los constituirá um aumento adicional da quebra e da eliminação do acetaldeído, que é o responsável pela sua ressaca.

A forma como come os ovos é indiferente. Prepare-os como preferir.

Outros alimentos que possuem cisteína incluem a aveia, os brócolos, os pimentos vermelhos e o leite.

Irá precisar:

– Ovos frescos

Instruções

Confecione um prato saudável à base de ovos. A forma como prepará-los é escolha sua. Acompanhe-os com água.

Limões e limas

Suco De Limão E Lima

Os sucos de limão e lima para além de serem refrescantes, também podem ser terapêuticos. O limão e a lima são dois alimentos básicos aos quais poderá recorrer quando acordar com o estômago agitado, pois são extremamente eficazes no alívio das náuseas e das tonturas.

Uma vez que pretende restabelecer os líquidos corporais para combater a ressaca, será boa ideia beber o sumo de lima ou limão com água, em vez de se limitar a inalar o aroma.

A quantidade de lima/limão que adiciona ao sumo depende de si.

Eu, pessoalmente, gosto do sumo amargo mas conheço algumas pessoas que só precisam de uma espremedela ou duas para obter benefícios. Também recomendo utilizar água com gás em vez de água da torneira.

Irá precisar:

– Um copo cheio de água fresca (com ou sem gás)

– Pelo menos um limão ou uma lima (ou ambos)

– Uma colher

Instruções

Esprema o limão e/ou a lima e misture com água. Com a ajuda da colher, certifique-se de que está bem misturado. A água deverá parecer “turva”. Beba tudo!

Suco de Picles

Suco De Picle Para Curar Ressaca

Este é um dos meus remédios caseiros preferidos para tratar as dores de cabeça, e todos sabemos que as dores de cabeça são um dos sintomas clássicos da ressaca.

O suco de pickles é bom e salgado, o que ajuda a restabelecer o sal que o seu corpo perde quando bebe e tem de correr para a casa de banho a cada cinco minutos.

Mas o suco de picles tem muito mais do que sal. Há algo nos pickles que realmente apaga essa dolorosa dor latejante.

Os pickles também são agradáveis e repletos de sódio, além de ajudarem a reconfortar o seu estômago. Algumas pessoas afastam-se deles, mas eu considero-os um dos meus remédios favoritos. Juro que há magia neles! 🙂

Irá precisar:

– Suco de picles, apenas o líquido que fica no frasco é suficiente!

Instruções

Certifique-se de que o suco tenha sido refrescado. Em seguida, despeje um pouco num copo e beba! Ou pode seguir o meu método preferido: comer os picles e beber o suco diretamente do frasco. Apenas alguns golos poderão fazer a diferença.

Coma algo “vermelho”: Tomate por exemplo!

Suco De Tomate Para Ressaca

O licopeno é um pigmento vermelho que é responsável por dar a certas frutas e vegetais a sua característica cor que varia de vermelho a rosa.

Mas também é uma das razões pelas quais os tomates, ou o sumo de tomate, podem ajudar a aliviar a ressaca.

O licopeno revelou ter efeitos particularmente positivos no fígado, e poderá ajudá-lo a metabolizar o álcool de forma mais rápida.

Embora também esteja presente noutras frutas e vegetais vermelhos/rosados, como a toranja ou a papaia, praticamente todos os estudos realizados utilizaram o licopeno proveniente dos tomates.

Assim, quando acordar maldisposto, deite suco de tomate num copo para ajudar a recuperar o equilíbrio corporal.

Irá precisar:

– Um copo de suco de tomate fresco

Instruções

Mesmo que não seja um apreciador de suco de tomate, quando está de ressaca não tem direito de escolha. Beba esse suco. Tenho a certeza que irá diminuir a duração do seu sofrimento.

Não se esqueça

A forma como as pessoas reagem ao álcool varia de acordo com a sua genética, massa corporal e tamanho do fígado.

Por isso, usar a expressão “vê lá quanto aguentas de bebida” como uma medida de estatuto social ou de ser “fixe” é ridiculamente ignorante.

Algumas pessoas têm o fígado extremamente pequeno. Outras têm genes diferentes que metabolizam o álcool de forma mais ou menos eficaz.

O género também faz a diferença: as mulheres têm menos acetaldeído desidrogenase e glutationa do que os homens – mesmo que a massa corporal/tamanho do homem seja igual à da mulher.

Assim, as ressacas das mulheres tendem a ser piores, mesmo que bebam menos, porque levam muito mais tempo a metabolizar e a processar o álcool. Todos nós somos diferentes!

Continua » 8 Opções Naturais Para Curar a Ressaca