Retenção Urinária

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 08/09/24

A retenção urinária é a incapacidade de eliminar a urina da bexiga. A bexiga é um órgão arredondado e côncavo que retém a urina até esta ser eliminada.

Continua depois da Publicidade

Na retenção urinária, a urina não consegue sair facilmente da bexiga. Poderá urinar em pequenas quantidades ou não ser mesmo capaz de urinar.

Este é um dos sintomas que indicam Urina Retenção

Causas da retenção urinária

A retenção urinária surge normalmente devido ao aumento de tamanho da próstata. A próstata é a glândula sexual masculina que ajuda a produzir o sémen.

A próstata envolve o colo vesical. Aumenta de tamanho à medida que os homens vão envelhecendo, podendo bloquear o fluxo de urina.

Recomendo a leitura: Aumento da Próstata (Hiperplasia Prostática Benigna). O câncer também pode estar na origem do aumento do tamanho da próstata.

Existem também alguns medicamentos que podem provocar a retenção urinária. Descrevem-se a seguir outras causas da retenção urinária:

  • Determinadas doenças tais como a diabetes ou um ataque cardíaco.
  • Doenças ou danos na medula espinal.
  • Depois de ser introduzido um cateter na bexiga.
  • Alguns medicamentos utilizados para tratar outras doenças.
  • Cirurgia.

» Conheça 10 Remédios Caseiros Para o Câncer de Bexiga

Sinais e sintomas da retenção urinária

A pessoa com retenção urinária poderá ter como principais sintomas uma forte vontade de urinar e sentir dores no baixo ventre (barriga).

Normalmente só consegue urinar em pequenas quantidades (mas a vontade continua lá). Realmente é um mal estar terrível, já passei por isso!

Nos casos de retenção da urina, a pessoa por vezes sofre de incontinência urinária (patologia que faz com que a pessoa não tenha controle sobre a micção, e como resultado, pinga algumas gotas de urina).

Estas situações ficam a dever-se ao fato da bexiga estar tão cheia que não consegue aguentar mais urina.

Esta situação que por vezes pode tornar-se bastante embaraçosa, “surge sob a forma de manchas na roupa”. Daí ser embaraçosa!

Vestindo saia não acontece, mas imagine uma pessoa de calças! Homens e Mulheres, acontece aos dois, sendo que no caso das mulheres, estima-se que entre 10-12% sofrem de incontinência urinária regularmente.

Quantas Vezes se Deve Urinar por Dia: Saiba Tudo

Outro dos sintomas de retenção da urina é a pessoa urinar durante o sono. Por fim, se você tem de fazer bastante esforço para conseguir urinar, este também é um dos sintomas do problema urológico.

Diagnóstico

Testes e exames: Poderá ser necessáriorealizar um ou mais dos testes seguintes:

Continua depois da Publicidade
Tomografia computadorizada;
Cistoscopia: Exame efectuado para observar o interior da bexiga.
Análises ao sangue: A PSA ou antigénio específico prostático é um teste efectuado para verificar a quantidade de PSA presente no sangue. A PSA poderá ser mais elevada caso sofra de um aumento do tamanho da próstata (hipertrofia benigna da próstata). Também poderá ser mais elevada caso sofra de cancro da próstata.
Amostra do fluído prostático: O médico terá de esfregar a glândula da próstata para obter a amostra de fluído.
Amostra de urina: O médico poderá fornecer-lhe um pano e um recipiente especiais. Use o pano para limpar a pele em redor da saída por onde vai passar a urina.
Urine para o recipiente vazio. Coloque a tampa no recipiente. Não toque no interior do recipiente ou na tampa. Dê a amostra de urina ao médico.
Em alternativa, poderá ser introduzido um cateter na bexiga para obter a amostra de urina. O médico poderá ainda utilizar o cateter para verificar que quantidade de urina se encontra dentro da bexiga depois de ter urinado.
Testes urodinâmicos: Estes testes poderão ser efectuados para estudar a bexiga, os ureteres e a uretra, os quais constituem o sistema urinário.
Radiografias.

Tratamento para retenção urinária

Poderá ser necessário utilizar um cateter na bexiga para drenar a urina. Poderá ser necessário recorrer a medicamentos.

Se não receber tratamento, poderá apanhar uma infecção urinária ou sofrer de problemas renais graves. Poderá ainda necessitar de ser hospitalizado para receber tratamento à retenção urinária.

E você, já sofreu com esse problema? Deixe um comentário! Não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum.

Continuação » 15 Remédios Caseiros para Retenção Urinária

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24