Rinomodelação

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

A Rinomodelação é uma técnica cirúrgica, usada para modificar a relação “angular” entre os segmentos nasais a fim de melhorar a projeção do nariz e, assim, melhorar a aparência estética do rosto das pessoas. Internacionalmente, o Rinolook foi implementado com muito sucesso em vários países.

Milhares de pessoas foram beneficiadas a partir deste processo revolucionário que tem vindo a melhorar significativamente as suas vidas .

O que é a rinomodelação?

É um conjunto de técnicas destinadas a alcançar a modificação estética do nariz evitando a conhecida cirurgia tradicional chamada rinoplastia . A base da rinomodelação é a abertura dos angulos do nariz :
ANGULO 1 – nasofrontal, formado entre a frente e atrás

ANGULO 3 – nasolabial, formado entre o lábio superior e o nariz (columela)

ANGULO 2 – O ângulo que apenas desliza entre a ponta e do dorso

Quando feito corretamente a Rinomodelação pode aumentar o tamanho do nariz e, em muitos casos pode ser reduzido visualmente tambem . Existem Três tipos de Rinomodelação , e cada um deles com uma menção especial:
Rinolook – AB Rinomodelação Angular Bioplástica
Rinolook – AL Rinomodelação Angular Lipoplástica
Rinolook – MC Rinomodelação Angular Médico-Cirúrgica

Rinolook – AB (Angular Bioplástica)

Aproximadamente 70% dos casos podem ser resolvidos por esta Rinomodelação que é usada com diferentes tipos de materiais de implante, tais como:

Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse)
PMMA – Polimetilmetacrilato (Metacrill, BIOEXPANDER, etc.)
Alguns ácidos hialurônicos (PUROGEN)
Poliacrilamida (AQUAMID)

Quando usamos tanto a hidroxiapatita como o polimetilmetacrilato, conseguimos induzir a formação novo tecido (o processo de Neotisularización) como mostrado em estudos microscópicos realizados que mostram a presença de Células gigantes multinucleadas em torno do micro-implante.

Este tecido pode ser visto a olho nu, quando por diversas razões, que posteriormente foram submetidas a uma cirurgia no nariz que foram submetidas a um Rinolook-AB, vê-se claramente um novo tecido formado.

VIDEO com Fotos Antes e Depois do Rinolook

Temos visto que mais de 70% dos casos com esta técnica requerem cerca de 3 a 5 sessões para manter os resultados de equilíbrio, mas há um número significativo de casos que necessitam de um número consideravelmente maior de sessões para estabilizar os ângulos .

Rinolook – AL Angular Lipoplástica

Neste tipo de Rinomodelação usam-se as Gorduras do corpo do próprio paciente, em vez de qualquer material bioplástico.

Vamos esclarecer de uma vez por todas que, O tecido adiposo não é reabsorvido, desde que seja corretamente e com uma boa técnica transferido para o local desejado. Nós podemos mostrar diferentes partes do rosto no tecido gorduroso que se transferiram há mais de 20 anos e o seu volume é mantido até hoje.

Quando um nariz mostra alguma resistência para manter os seus ângulos nos valores desejados, que é o mesmo que dizer que algumas das suas cartilagens têm uma grande memória de posição e tenta retornar à posição de repouso, a seguir, nestes casos, o primeiro passo é dado para implantar o implante do seu próprio tecido de gordura obtido em poucos minutos e sem qualquer aborrecimento.

Com esta técnica podemos resolver mais de 80% das situações estéticas do nariz .
Rinolook – MQ Angular Médico-Cirúrgica

O desenvolvimento desta técnica permitiu-nos refinar os resultados até o ponto onde nós podemos garantir que apenas 8% das situações estéticas do nariz são necessárias agir sobre os próprios ossos, sendo os restantes 92% resolvidos através da combinação de qualquer uma das Rinomodelações explicadas anteriormente.

A Rinomodelação-MQ, consiste em pequenas intervenções sobre o esqueleto cartilaginoso. Todas essas ações são realizadas com anestesia local, totalmente ambulatorial, sem aborrecimentos e em poucos minutos.

Com o MQ obtemos:

Uma ponta nasal Refinada
Uma base do nariz mais forte
Estabilizamos a altura da ponta do nariz
Eliminamos o cavalete
Reduz-se o comprimento do nariz
Elimina-se a columela “pendurada”

Com o desenvolvimento da tecnica MQ Modelar um nariz requer tanto um conhecimento profundo da anatomia nasal como tambem conhecer os diferentes movimentos das diferentes “peças” deste maravilhoso órgão respiratório …

Para estabilizarmos a altura da ponta nasal, praticamos uma ressecção em cunha na cartilagem quadrangular combinada com uma ligeira mudança da columela, e Com 2 fios absorvíveis mantemos a posição desejada.

A Rinomodelação MQ foi a técnica que conseguiu reduzir todos os riscos da Rinoplastia tradicional e ao mesmo tempo completada e melhora os resultados da Rinomodelação angular desenvolvida inicialmente.

A recuperação do paciente é Imediata e não perturbadoura. Não são necessárias talas desconfortáveis ou qualquer coisa que o impeça de continuar com a sua vida normal.

Apenas é incluida uma fita da cor de pele , fina durante 24 a 48 horas. Todas as intervenções são realizadas com anestesia local Exceto em pacientes particularmente nervosos , nestes casos o paciente tomara uma sedação de conforto e ficará acordado, este sedativo evita o desconforto da anestesia local (como no dentista).

O desenvolvimento da técnica de Rinomodelação foi provavelmente o maior avanço da Medicina e Cirurgia Estética no século apenas . Ela deve ser praticada por verdadeiros especialistas em estética nasal, indicando a técnica mais adequada para cada caso e no momento certo.