Manchas na pele se configuram como um dos quesitos que mais tiram o sono das mulheres. Geralmente ocasionadas em virtude de alterações na produção de melanina, as manchas podem surgir quando menos se espera, como durante o desgastante período da gestação.
E enganam-se as gestantes que imaginam estar seguras desse transtorno devido ao simples fato de se proteger adequadamente da incidência nociva dos raios ultravioleta.
Felizmente, existem tratamentos com raios laser que podem amenizar consideravelmente o problema.
Causas que levam ao aparecimento de manchas durante e após a gravidez
Segundo os dermatologistas, as manchas na pele da mulher grávida, que costumam surgir logo a partir do terceiro mês de gestação, ocorrem devido ao processo da melanogênese ser continuamente estimulado por conta da alta concentração de progestágenos e estrógenos.
As manchas podem se limitar à pele situada na região da barriga e dos seios. Entretanto, constantemente aparecem no rosto, e são consideradas uma das mais complicadas para serem removidas.
Se a pigmentação descontrolada atinge apenas a epiderme, o tratamento destinado a essas nódoas se torna bem mais fácil e possível. Em contrapartida, quando as manchas impactam o tecido conjuntivo situado imediatamente após a epiderme, a incômoda nódoa pode permanecer nítida por um longo período.
De acordo com os dermatologistas, nestes casos é comum que a mancha seja meramente clareada, e não exatamente eliminada.
Vale a pena destacar que, mesmo após o parto, as manchas podem continuar a surgir durante cerca de 90 dias. Daí a importância de buscar um tratamento adequado e eficaz.
Como prevenir manchas na pele durante e após a gravidez
Como citado anteriormente, esconder-se dos raios solares está longe de ser a única solução para evitar o acúmulo de manchas na pele. Todavia, essa continua sendo a primeira grande recomendação dos médicos. Ressalte-se que nessa fase de suas vidas, as gestantes devem não somente aplicar protetor solar, mas também se precaver com o uso de chapéus de aba larga e até bonés.
Evidentemente, os cuidados não devem deixar a futura mãe totalmente reclusa e sem banho de sol. Ela apenas deve ficar atenta ao horário considerado seguro pelos dermatologistas, ou seja, antes das 10h e posteriormente às 16h.
Além disso, dentro do período aconselhado ainda é preciso ter cautela, haja vista que cada pessoa detém um tipo de pele, por sua vez sujeita a diferentes comportamentos quando exposta ao sol. Para não correr riscos desnecessários, convém determinar com um médico qual é o fator de proteção correto para cada tipo de pele.
Outro ingrediente participante do processo é o remédio contraceptivo, já que os hormônios contidos nessas pílulas também incentivam o corpo a produzir ainda mais melanina.
Tratamentos com raios laser para manchas na pele do rosto
As alternativas de tratamento para manchas que surgem na região facial são bem amplas, como os peelings, e o uso de óleos e cremes. Entretanto, essas opções de terapia nem sempre surtem o efeito desejado. Logo, o que resta é experimentar os raios laser.
Nesse ponto, atualmente existem ótimas opções, como o laser com gás carbônico fracionado (laser co2 fracionado), potencializado com agentes despigmentantes, e o laser micropulsado.
Mas, além dos primeiros, outros dois têm chamado a atenção pelos incríveis resultados: o laser Genesis, e o laser de Alexandrite. Ambos agem rigorosamente sobre as manchas do rosto, devolvendo à pele parte da sua textura natural e anterior aos fatídicos acontecimentos.
Embora o laser de Alexandrite seja ligeiramente mais forte, sua aplicação não costuma resultar em dores ou qualquer sensação desconfortante. Porém, é claro que cada organismo reage de maneira diferente ao tratamento. Mesmo assim, há grande probabilidade de que os possíveis incômodos gerados sejam mínimos.
Relatos de pacientes que realizaram tratamento com os lasers Genesis e Alexandrite apontam que, após cerca de 30 dias depois, mesmo em contato com o sol não houve qualquer alteração sobre a pele. Também cabe destacar que o uso do filtro solar apropriado é indispensável nesses casos.
Leia Também: Luz pulsada para manchas
A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.
Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui
A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.
Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.
O processo de atualizações é simples.
Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui
Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.