Rotura Muscular (rasgão devido a estiramento do músculo)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

Uma rotura muscular ou ruptura muscular ocorre quando um músculo é estirado, deslocado ou torcido subitamente. Quando isto acontece com suficiente intensidade pode ocorrer um pequeno rasgão no tecido muscular.

Continua depois da Publicidade

Causas das roturas musculares:

A rotura dos músculos acontece mais facilmente quando os estes não são suficientemente aquecidos e estirados (alongamentos) antes do exercício físico. Por vezes, sucedem também quando ocorre uma utilização excessiva do músculo. As rupturas localizam-se com maior frequência nas pernas (gémeos), coxas (quadrícipede, isquio-tibiais, adutores), nos braços (bícipede, tricípede) e nas costas (rombóides, serrado anterior, por exemplo).

Sinais e sintomas de rotura muscular:

O seu músculo pode doer apresentar-se inchado. Pode não ser capaz de mover a área do corpo onde se localiza a ruptura, devido à dor provocada pela solicitação do músculo, havendo portanto uma incapacidade funcional.

Diagnóstico:

Pode precisar de realizar exames subsidiários nomeadamente uma ecografia, para um diagnóstico definitivo ou uma avaliação mais precisa da extensão da lesão.

Medicamentos:

Deverá tomar sempre os medicamentos de acordo com as indicações do seu médico. Contacte o seu médico se pensar que os medicamentos não estão a ajudar, ou que está a ter efeitos secundários. Não deixe de os tomar enquanto não falar com o seu médico. Guarde uma lista dos medicamentos que está a tomar e de quando é que os toma. Quando for à consulta com o médico leve a lista dos medicamentos que está a tomar ou o frasco dos comprimidos. Saiba porque é que toma cada medicamento.

Peça ao seu médico mais informações sobre os medicamentos. Pode utilizar ibuprofeno e paracetamol, entre outros, para as dores. Estes medicamentos podem ser adquiridos como medicamentos de venda livre. Não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina.

Pode ser necessário utilizar uma tala ou uma ligadura, para evitar movimentos da área lesionada e permitir que o músculo cure. Precisar de uma tala depende da gravidade da luxação muscular. Os médicos podem pedir-lhe para manter esta tala constantemente durante alguns dias. Pode ser necessário continuar a utilizar a tala durante as actividades desportivas durante mais algum tempo.

Pergunte ao seu médico quanto. Pode remover a tala diariamente para lavar a área lesionada. Volte a colocar a tala o mais cedo possível. Quando voltar a colocar a fita, certifique-se de que a tala está no mesmo lugar e na mesma posição. Também pode voltar a colocar a fita se a tala se molhar. Se a área acima ou abaixo da tala começar a ficar dormente ou com formigueiro, a tala pode estar demasiado apertada. Solte a fita para a área estar mais confortável. Mova a parte do corpo perto da lesão, como por exemplo os dedos das mãos ou dos pés, que não esteja coberta pela tala, várias vezes por dia.

A seguir descrevem-se alguns procedimentos que pode adoptar para ajudar a lesão muscular a cicatrizar mais depressa. Isso também pode prevenir futuras recidivas ou novas lesões.

Não volte a correr ou a fazer outros exercícios pesados enquanto estiver com dores e o seu médico não o autorizar. Comece lentamente a fazer exercícios, como por exemplo andar de bicicleta, quando o seu médico o autorizar. Faça sempre alongamentos antes de praticar actividades desportivas. Isto melhora a elasticidade dos músculos e dos tendões e diminui a tensão aquando dos estiramentos. O seu médico pode mostrar-lhe o modo como deve efectuar os exercícios de alongamento.

Pergunte ao seu médico se deve envolver as articulações fracas com uma ligadura de apoio antes dos exercícios. O seu médico mostra-lhe a forma correcta de utilizar as ligaduras de apoio.

Contacte o seu médico se:

A equimose, o edema ou a dor piorar.
A área estiver fria abaixo da lesão, como por exemplo os dedos das mãos ou dos pés.
A área estiver dormente ou azulada abaixo da lesão, como por exemplo nos dedos das mãos ou dos pés.

Tratamento da rotura muscular:

Normalmente as micro-rupturas podem cicatrizar primariamente em duas a três semanas. Se forem mais extensas poderão necessitar de cerca de 6 semanas. Enquanto estiver a decorrer o processo de cicatrização poderá precisar de usar uma tala ou uma ligadura para imobilizar/estabilizar a área da lesão.

A componente mais importante do tratamento de um músculo lesionado é repouso. Descansar o músculo diminui o edema (inchaço) e permite que a lesão evolua favoravelmente. Quando a dor diminuir, pode iniciar movimentos normais, lentos e pouco intensos.

O gelo provoca a contracção dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação (edema, dor e rubor). Coloque gelo moído num saco plástico e cubra-o com uma toalha. Coloque-a sobre o músculo lesionado durante 15 minutos, de hora a hora, enquanto for necessário. Não se esqueça do gelo e não o aplique por demasiado tempo pois pode apanhar uma queimadura pelo frio que é muito grave. Mantenha o músculo lesionado elevado acima do nível do coração, se possível. Isto ajuda a diminuir tanto a dor como o edema.

Continua depois da Publicidade

Fotos:

Músculos, vista anterior.

Músculos, vista posterior.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24