Rovaniemi – Lapónia

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Viajar para Rovaniemi, Lapónia – por Selma Pinheiro

Destino: Rovaniemi

Uma viagem no Inverno às latitudes árticas constitui uma oportunidade única para uma intensa descoberta da Natureza em estado de perfeição, num cenário insuperável em que a neve e o frio estão sempre presentes. 

Guia de Viagem

Itinerário:
A nossa fórmula para uma semana de sonho é bem simples: Lisboa/Helsínquia (via Paris, mas qualquer grande capital serve) com estadia de dois dias na capital finlandesa, evitando-se o incómodo de três voos seguidos. Helsínquia/Rovaniemi vem depois… e em menos de uma hora chega-se à Lapónia, rumo a uma grande aventura!

FICHA TÉCNICA:
Voos: Lisboa/Paris/Helsínquia/Paris/Lisboa (Air France)
Helsínquia/Rovanienmi/Helsínquia (Finnair)
Hotéis (Helsínquia e Rovaniemi): Cadeia Cumulus
Passeios de Trenó e de Mota de Neve ou Excursões: Erasetti Safaris

O que mais gostei desta minha viagem a Rovaniemi – Lapónia
Uma das aventuras que mais nos impressionou foi, precisamente, um longo passeio em trenós puxados por renas, atravessando o rio Ouna, então completamente gelado. As crianças não podiam deixar de expressar ruidosamente a sua imensa satisfação, enquanto os trenós deslizavam lentamente por entre veredas de bétulas e abetos polvilhados a branco. Outra atracção de Rovaniemi é a passagem (obrigatória!) do mítico Círculo Polar Ártico e a obtenção do respectivo Certificado, no Sancta Claus Workshop (Casa do Pai Natal). O momento mais emocionante e solene é, sem dúvida, o da recepção dos visitantes (muitas centenas, cada dia, vindas de todo o mundo) pelo próprio Pai Natal, vestido a rigor numa casa recheada de prendas e com o mapa do mundo atrás.

Video

Como chegar a Rovaniemi
Embora muitos globetrotters atinjam a Lapónia nos magníficos comboios finlandeses, a melhor (porque mais rápida) opção para quem parta de Helsínquia é, decididamente, o avião (um pouco menos de uma hora).

Onde ficar hospedado
A cadeia de hoteis Cumulus (também representada em Helsínquia, com vários hóteis) revelou-se uma boa opção, pela razoabilidade dos preços (menores aos fins de semana!) e pela qualidade das instalações e do serviço. As reservas podem ser efectuadas pela internet. Mesmo numa cidade pequena, como Rovaniemi, a oferta hoteleira é abundante e, em geral, de muito boa qualidade.

Quando viajar para Rovaniemi (Capital da Lapónia)
Para quem queira apreciar intensamente o frio e a neve polares, é sempre de optar pelo período de Inverno. Porém, como a Lapónia costuma literalmente encher na época natalícia, o Carnaval revelou-se uma boa hipótese (até porque coincide com as férias escolares).