As rugas são uma das maiores preocupações estéticas atuais das mulheres. Felizmente existem muitos tratamentos de rosto disponíveis no mercado para tratamento e sua prevenção.
Contamos com esta matéria fornecer-lhe toda a informação e ajuda necessárias para escolher a solução de tratamento que melhor se adeque ao seu caso.
Acompanhe as imagens antes e depois e leia as matérias associadas a cada uma dessas fotos e não deixe de ler a matéria sobre os 19 melhores Remédios Caseiros para Eliminar as Rugas localizadas Debaixo dos Olhos.
Tal como todos os outros órgãos do nosso corpo, também a pele se vai degradando com o passar dos anos. É algo de geneticamente determinado e, como tal, nada há a fazer.
Numa sociedade em que a imagem exterior assume um papel preponderante, possuir uma aparência jovial é meio caminho andado para uma integração plena.
Que pode ser dificultada com o aparecimento da primeira ruga, sintoma de que, de facto, o envelhecimento é inevitável.
Como envelhece o nosso rosto?
O processo de envelhecimento facial manifesta-se por uma diminuição progressiva da espessura da pele, da sua elasticidade e aderência aos tecidos.
«Uma ruga representa uma deformação ao nível da derme por alteração das fibras de colagéneo e das fibras elásticas, provocando uma retracção da pele», explica a dermatologista.
Pode-se dizer que, de um modo geral, o envelhecimento cutâneo é um processo de atrofia.
É clássico dizer-se que as rugas começam a aparecer na quarta década de vida, mas é muito variável, depende de pessoa para pessoa e dos cuidados que cada um tem, ou não, com a sua pele», explica a dermatologista.
Na face, estas alterações progressivas começam pelos 30 anos e consistem no excesso de pele nas pálpebras, os pés de galinha, e no acentuar das rugas entre o nariz e o canto da boca.
Aos 40 dá-se o seu eclodir na fronte e à volta dos olhos, bem como ao canto da boca.
Por volta dos 50 anos, as rugas surgem no pescoço e a ponta do nariz começa a descair. Aos 60 anos, a pele da face é mais fina e regista-se uma atrofia marcada da gordura debaixo da pele.
A principal causa do envelhecimento do rosto e posterior aparecimento de rugas é a exposição aos raios ultravioleta a que somos sujeitos durante a infância e adolescência.
Essa radiação solar fica registada na memória das células e vai posteriormente provocar o envelhecimento da pele, salienta a especialista.
De uma maneira geral, há dois tipos de envelhecimento da pele: o intrínseco, que é geneticamente determinado; e o extrínseco, provocado pelos raios solares em 90% dos casos.
Por outro lado, salienta a dermatologista, uma má alimentação, os hábitos tabágicos e a exposição solar são três grandes factores que determinam o aparecimento precoce de rugas.
E se ao envelhecimento geneticamente determinado é difícil fugir, o segundo é passível de ser contornado.
Conselhos práticos
A prática de uma vida regrada, com uma alimentação equilibrada, exercício físico moderado e respeito pelo tempo de descanso reveste-se de uma importância fulcral na prevenção do aparecimento de rugas.
Para além disso, os filtros solares assumem um papel preponderante para retardar a ruga, quando usados desde muito cedo.
É fundamental fazer-se uma foto-protecção correcta, e correcta significa diária.
A utilização de cremes de rosto com filtros solares é um factor que os especialistas consideram cada vez mais essencial, porque impede o efeito nefasto das radiações ultravioleta, «atrasando» o processo.
Regra geral, a ruga não representa qualquer risco para a saúde física. Poderá eventualmente ter repercussões a nível psicológico, porque afecta, por vezes, a auto-imagem de quem as tem.
É que, apesar de haver quem encare a questão com alguma naturalidade, há também quem reaja de forma ansiosa, recusando-se a encarar o facto como algo relacionado com o curso normal da vida.
Para ultrapassar o problema, são já muitas as pessoas, sobretudo mulheres, que recorrem às maravilhas da cirurgia plástica.
Algumas mulheres fazem-na porque acham que vão parecer dez ou vinte anos mais novas e bonitas, mas por vezes o resultado final não é o idealizado, diz a dermatologista, que salienta que, antes de qualquer decisão final relacionada com a cirurgia, a pessoa deve ter uma conversa franca com o seu médico.
Deve estar alertado para os riscos inerentes e consciencializada para os resultados. A cirurgia estética não é uma varinha mágica que traz de volta a juventude perdida», sublinha.
De referir que, em casos excepcionais, em que se registe um foto-envelhecimento muito marcado, as rugas podem ser indício de melanoma, vulgo tumores de pele, resultantes de uma exposição exagerada a radiações ultravioleta.
Muitas vezes, acompanhando as rugas, estão lá pequenas lesões que são pré-cancerosas, e nesses casos é indicado ao paciente um tratamento preventivo de tumores malignos, alerta a dermatologista.
Tratamentos Estéticos
As rugas são preocupação para boa parte das pacientes de um gabinete de estética. Apesar de serem sinais normais do passar dos anos, poucas pessoas as aceitam de forma passiva. É preciso parecer mais jovem.
Sabemos que há factores que aceleram o seu aparecimento, casos da exposição solar, o tabagismo, o excesso de álcool, a falta de descanso e as alterações hormonais da menopausa.
A nossa primeira prioridade é o aconselhamento simples, orientando as clientes no sentido de uma vida mais saudável, evitando vícios e fazendo uma protecção solar adequada, bem como esclarecendo da necessidade de contactar um médico, explica esteticista.
Além disso, uma profissional de estética também pode actuar de uma forma mais activa, sugerindo o uso de cremes hidratantes, regeneradores e protectores dos agentes físicos, como o sol e o vento.
Por outro lado, podem ser executados vários tratamentos de estética destinados a prevenir, atrasar o desenvolvimento e atenuar as rugas, que podem ir desde a massagem facial até ao uso de aparelhagem sofisticada.
Para a limpeza de pele, destinada a remover as células mortas e a estimular a regeneração cutânea, usamos loções de limpeza, peelings cosméticos com cremes ou máscaras e aparelhos de altas frequências.
Para melhorar a textura cutânea aplicamos colágeno, uma substância recuperadora.
Um recuperador celular que funciona por efeito térmico também é altamente eficaz neste tipo de situações», explica estéticista.
A drenagem linfática facial é considerada pelas especialistas como sendo de uma utilidade extrema, dado que diminui o volume das acumulações de gorduras e líquidos nas pálpebras.
Procedemos ainda a técnicas chamadas de “lifting”, porque puxam e esticam a pele, por aumento de tónus muscular, simulando de forma mais ligeira o que a cirurgia faz nos casos mais avançados, refere aquela especialista.
Estas técnicas executam-se com manipulação adequada, recorrendo à estimulação eléctrica ou à conversão térmica, usando nesse processo um recuperador celular ou um soft laser.
Enfermeiro - Coren nº 491692
O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.
Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.
Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.