-->Ruptura do Tendão de Aquiles - Tratamento, causas, sintomas, diagnóstico, cuidados, riscos e complicaações

Ruptura do Tendão de Aquiles (rasgão ou ruptura no calcanhar)

Publicado em 11/05/2011. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

O tendão de Aquiles localiza-se atrás do tornozelo. Faz a ligação do calcanhar do pé aos músculos da barriga da perna. Os tendões são tecidos que ligam o músculo ao osso. Uma ruptura é um rasgão ou uma fractura. O tendão pode ficar rasgado total ou parcialmente. Um rasgão pequeno pode demorar 8 a 12 semanas a curar.

Causas da ruptura do tendão de aquiles:

Quase sempre é de origem traumática e acontece durante um esforço físico, em pessoas a partir dos 30 anos de idade. É típico aparecer durante um jogo de futebol naquele homem de 40 anos que faz de vez em quando um jogo com os amigos.

Sinais e sintomas de ruptura do tendão de aquiles:

Existe o aparecimento súbito de dor muito intensa na parte detrás do tornozelo, seguida da impossibilidade de caminhar e de se colocar em bicos de pés. Pode aparecer equimose (pisado).

Diagnóstico:

Pelas queixas atrás referidas e pela palpação dolorosa do tendão e sensação de haver localmente um buraco.

Cuidados a ter:

Em termos preventivos, importa estar fisicamente bem preparado parra a prática desportiva, fazê-la regularmente, praticar alguma musculação localmente, realizar frequentemente exercícios de alongamento e aquecer bem antes de se iniciar o tal jogo de futebol.

Riscos e Complicações da ruptura do tendão de aquiles:

Se não for devidamente reparada, a ruptura total não cicatrizará e a pessoa ficará com incapacidade permanente para a marcha, de se colocar em bicos de pés, de subir escadas, etc. Nas parciais mal curadas poderá resultar dor ou mal-estar crónico e défice nas actividades quotidianas.

Tratamento de ruptura do tendão de aquiles

No contexto desportivo, deve-se parar de imediato a actividade em causa, colocar gelo, elevar o tornozelo e depois colocar uma ligadura compressiva. Pode tomar paracetamol ou ibuprofeno para as dores. Mas não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina.Pode precisar de usar muletas para o(a) ajudar a andar. Se tiver um rasgão pequeno, pode precisar apenas de colocar gesso. O gesso impede o movimento do tornozelo. No caso de rupturas totais pode ser necessário recorrer à cirurgia. Após a cirurgia há necessidade de se fazer fisioterapia para ganhar amplitude articular e fortalecer o tendão.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.