-->Sabia que a Oleosidade causa queda de cabelo - Educar Saúde

Sabia que a Oleosidade causa queda de cabelo

Publicado em 01/12/2014. Revisado por Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368) a 16 dezembro 2018

A queda de cabelo é um problema que afeta muitos homens e mulheres, podendo ser causada por diversos fatores.

oleosidade causa queda de cabelo

Um desses fatores é a oleosidade excessiva do couro cabeludo, sendo este uma das principais causas para a queda de cabelo. Confira de seguida porque é que a oleosidade causa a queda de cabelo, e como poderá tratar este problema. Conheça ainda outras causas habituais para a queda do cabelo.

Oleosidade causa queda de cabelo

A oleosidade em excesso no couro cabeludo é uma das causas mais frequentes para a queda dos fios. A gordura excessiva obstrui os poros existentes no couro cabeludo, o que provoca uma nutrição deficiente da raiz do fio, levando ao seu enfraquecimento e posterior queda.

Além do efeito que tem sobre a nutrição do fio, a oleosidade promove ainda uma aparência suja, gordurosa e opaca do cabelo, deixando-o com um aspeto pouco saudável e atrativo.

Como tratar a queda de cabelo causada pelo excesso de oleosidade

Existem diversas causas para a oleosidade em excesso no couro cabeludo, nos quais se incluem fatores genéticos e hormonais, mas também, stress excessivo e prolongado.

Estes são as principais causas para uma produção excessiva de oleosidade no couro cabeludo, levando aos efeitos mencionados em cima.

O tratamento mais adequado para quem tem o cabelo com excesso de oleosidade é utilizar shampoos adstringentes, que além de ajudar a controlar a produção de gordura, irão também remover totalmente os resíduos do couro cabeludo e dos fios, não o deixando ressecado.

Outras causas para a queda de cabelo

A oleosidade em excesso no couro cabeludo é um dos fatores que pode levar à queda de cabelo, ou então, piorar a situação, caso ela seja causada por outro problema.

Entre as várias causas que levam ao enfraquecimento e queda dos fios, destacam-se as seguintes: stress, nutrição deficiente, doenças, medicamentos e produtos químicos, alterações hormonais, utilização frequente de chapinha e secador, entre outros.

Para resolver o seu problema de queda de cabelo, a primeira coisa que deve fazer é consultar um médico dermatologista, de modo a que a causa seja identificada. Sabendo-se a causa, é mais simples resolver o problema, pois o tratamento será direcionado para aquilo que está a provocar a queda do cabelo.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368)

Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368

O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:

- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.

- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.

- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.

- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.

- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.

- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).

- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Telefone: (31) 9 9446 2446

Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.