Saiba como evitar a espinha bífida com o Suco de beterraba

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Disfrute deste maravilhoso Suco de beterraba para evitar a espinha bífida.

beterraba

A espinha bífida ou espinha bifurcada é um problema caracterizado pela malformação congénita do feto, sendo esta originada devido à falta de ligações das estruturas presentes no embrião. Este é um dos tipos de lesões mais comuns que poderá afetar parte ou toda a totalidade da medula espinal do feto, deixando-a assim totalmente desprotegida, uma vez se forma um cisto pelo qual sai todo o tecido nervoso.

Geralmente esta doença tende a ser desencadeada devido à genética, quando a mãe sofre de diabetes, quando existe insuficiência de ácido fólico no organismo da grávida, devido à ingestão de bebidas alcoólicas durante a gravidez e até mesmo devido à idade dos pais.

Normalmente este tipo de doença pode ser descoberto durante o primeiro trimestre da gravidez, podendo assim ser detetado através da realização de ecografia ou de amniocentese. Geralmente este problema de saúde tende a ser eliminado ou corrigido após o nascimento do bebé através da realização de fisioterapia, onde para além de se colmatar a lesão consegue-se também aumentar a força muscular.

Tendo em conta que a insuficiência de ácido fólico é um dos principais elementos responsáveis pelo desenvolvimento da espinha bífida, damos-lhe a conhecer um remédio caseiro e natural que a poderá ajudar a restabelecer os seus níveis de ácido fólico, prevenindo assim o desenvolvimento da espinha bífida no feto.

A beterraba é um alimento cuja fonte de ácido fólico é extremamente elevada, deste modo o remédio que lhe propomos é um suco de beterraba, sendo este bastante simples e eficaz no que toca à prevenção do desenvolvimento desta doença fetal.

Receita de suco de beterraba

Ingredientes

Para este suco vai necessitar de maracujá, duas beterrabas, dois copos de água e açúcar.

Preparação

A preparação deste remédio natural é extremamente fácil, para isso basta descascar e cortar a beterraba em pedaços pequenos, em seguida coloque-a no liquidificador juntamente com a polpa de maracujá e a água. Depois ligue o liquidificador até obter uma mistura homogénea, para finalizar poderá adocicar o suco com um pouco de açúcar, findo isto o suco estará pronto.

Para utilizar este suco como remédio preventivo é recomendado que tome 2 copos do mesmo semanalmente. Para além deste remédio, a implementação de hábitos saudáveis, nomeadamente a prática de uma alimentação saudável, a abolição do consumo de tabaco e álcool, também serão excelentes medidas preventivas contra o desenvolvimento da espinha bífida.