-->Saiba qual é o melhor fator de proteção solar para cada pele - Educar Saúde

Saiba qual é o melhor fator de proteção solar para cada pele

Publicado em 23/09/2014. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

A nossa pele é fina e sensível aos raios UV, especialmente quando somos demasiado novos. Não só teremos que colocar creme protetor hipoalergénico e com um elevado fator de proteção solar para proteger-nos contra raios UVB e UVA, como também respeitar o nosso tipo de pele.

O melhor fator de proteção solar para cada pele varia de pessoa para pessoa. Apostando no protetor solar certa evitamos queimaduras solares e asseguramos uma pele brilhante e rejuvenescida, bem como a prevenção ao cancro da pele.

Como escolher o melhor fator de proteção solar para cada pele

O fator de proteção solar é identificado através da sigla FPS. Quanto maior é o número, maior será a sua proteção contra o sol e prevenção contra o cancro da pele.

Para uma pele negra, o FPS indicado situa-se entre 6 a 15. Por outro lado, para uma pele morena, o FPS situa-se entre 20 a 30, consoante o tom. E, para bebés ou pele branca, o FPS indicado é acima de 30.

Normalmente, para os bebés, o FPS deverá ser o máximo (50+), uma vez que a pele deles ainda está a desenvolver-se com os anos.

Atenção aos rótulos do fator de proteção solar

Antes de comprar qualquer protetor solar, investigue o rótulo. Nele é apresentado uma informação muito importante: proteção para os raios ultravioletas do tipo A e B.

Para quem não sabe, a proteção UVA (tipo A) assegura a prevenção contra o cancro da pele e o envelhecimento precoce da pele. Por outro lado, a proteção UVB (tipo B) assegura a proteção contra queimaduras solares.

Assim sendo, é fundamental que, na escolha do melhor fator de proteção solar, aposte num que inclua as duas proteções. Só assim, consegue preservar o capital celular da sua pele e evitar danos cutâneos. Mais vale, gastar sempre mais uns trocos do que passar a vida sofrendo!

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.