Salada de Espargos com molho Vinagrete

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Receita – Salada de Espargos com molho Vinagrete

Ingredientes

500 g de espargos verdes Preparação, 8 folhas de alface 30 minutos + tempo de frio, 1 ovo cozido, Para o vinagrete, 1 dente de alho, 4 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto, 2 colheres de sopa de cebolinho, picado, 2 colheres de chá de mostarda tipo Dijon, Pimenta q. b.

4 pessoas

Confecção

Corte os pés dos espargos. Demolhe os rebentos em água fria para que fiquem bem limpos e escorra-os.
Leve um tacho com água ao lume e, quando estiver a ferver, junte os espargos e deixe-os cozer durante cerca de sete minutos. Depois de cozidos, retire os espargos da água com muito cuidado, escorra-os e passe-os por água fria corrente. Volte a escorrê-los, seque-os com papel absorvente e coloque-os no frigorífico durante duas horas.
Prepare o vinagrete misturando o azeite, o vinagre, a mostarda, a pimenta, o alho e o cebolinho num frasco. Tape o frasco e agite o molho.
Reserve também no frigorífico.
Na hora de servir a salada, forre um prato grande com as folhas de alface previamente lavadas e enxutas. Por cima da alface, disponha os espargos, regue com o vinagrete e polvilhe com o ovo cozido picadinho.

Informação nutricional

Existem três tipos de espargos comestíveis: os brancos (mais grossos), os verdes (mais finos) e os violeta (de sabor mais intenso), sendo a sua época alta o período entre Fevereiro e Junho. Essencialmente, possuem uma grande percentagem de água, vitaminas A, B1, B2, C e PP, fósforo e fibras.

Tome Nota

Para preparar os espargos, comece por partir-lhes a extremidade mais clara. Lave-os cuidadosamente em água fria e remova a pele mais espessa na parte inferior. Apare as pequenas folhas da parte superior.
Deve cozinhá-los na vertical, pois os talos demoram mais a cozer.