-->Salsa Planta - Raiz, Folha, Chá, Beneficios e Propriedades

Salsa

Publicado em 29/03/2010. Revisado por Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902) a 15 novembro 2018

A planta medicinal Salsa de nome científico (Petroselinum crispum) usa-se para aliviar inflamações do fígado e do baço. É uma planta hemostática.

A salsa triturada detém o fluxo de sangue pelo nariz e em feridas; é uma planta depurativa; combate infecções urinárias (Ler: Chá de Salsa Para Infecção Urinária); controla o excesso de açucar nos diabéticos, tomando o sumo ao natural três vezes por dia.

A Salsa é uma planta maravilhosa e impressionante por todos os seus benefícios

Em infusão (30 gramas de sementes de salsa numa chávena de água a ferver), tomada três vezes por dia, é útil em casos de retenção urinária e no climatério na mulher.

Recomendado » 15 Remédios Caseiros para Retenção Urinária

A infusão de salsa combate gases, flatulência, acidez do estômago e alivia a dor da menstruação. Usada em cataplasma melhora feridas, abscessos e contusões.

Uma mistura de salsa, azeite e sal aplicada no dente acalma a dor produzida pela cárie dentária. Uma folha de salsa fresca e picada aplicada na zona dorida alivia as picadas de insectos.

As folhas desta maravilhosa planta usam-se também como condimento, muito apreciado pelos Portugueses. Os talos da salsa ajudam a emagrecer pois são diuréticos. Ler: Chá de Salsa para Emagrecer.

Em infusão aliviam as cólicas da bexiga e, em emplastros, cura contusões. É diurética e benéfica para os rins. Para regular a menstruação, extrai-se das sementes de salsa uma substância chamada apiol que, por ser perigosa, está reservada apenas a usos farmacológicos.

Elimina o mau hálito, e não se recomenda a mulheres que estão a amamentar, pois (seca o leite).

Contém tanta vitamina A e vitamina C que tem sido reconhecida como planta anticancerígena; também contém ferro e manganésio.

Em cataplasma (triturar vários raminhos de salsa), colocando sobre a pele, cura equimoses. Não se deve consumir sementes durante a gravidez (pois é abortiva).

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Raiz de Salsa

Foto de salsa de raiz grossa, Fonte

As raízes de salsa comidas como nabos têm sido usadas para o tratamento de doenças renais e inflamações da próstata, uma vez que activam o aparelho urinário.

Sendo uma planta diurética será excelente para prevenir pedras nos rins (litíase) e cistite (Leia também: 26 Remédios Caseiros para Ascite (Comprovados).

A infusão de raízes e sementes de salsa pode ser tomada após o parto para estimular a lactação e para contrair o útero;

– Laxativo suave;
– Anemias e convalescenças;
– Para infecções oculares;
– em sumo pode aliviar dores de dentes ou de ouvidos;
– previne a queda de cabelo e caspa;

Propriedades Medicinais

Propriedades medicinais: Digestiva, Carminativa ( eliminação de gases ), Diurética, Depurativa, Emenagoga ( promove a menstruação ), Anti-inflamatória, Anti-caspa.

Assim é indicada para inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos, alterações menstruais como amenorreias e dismenorreias , espasmos digestivos, estimulante do apetite – aumenta o fluxo sanguíneo do estômago e útero.

Chá de Salsa – Receita1 xícara de água a ferver onde se adiciona 1 colher de salsa picada ou raiz de salsa (se encontrar a raiz use-a, se não, pode usar a salsa que ela tem a mesma função).

Abafe durante 8 minutos e beba. O ideal são 2 xícaras ao dia. Se por acaso tiver cabelo de milho, acrescente alguns fiozinhos no chá. Ele também é diurético.

Folha de Salsa

Venerada pelos gregos como uma erva sagrada, promove a eliminação de desperdícios, é uma boa fonte de ferro e também é rica em Vitamina C.

Salsa (crua)
Valor nutricional por 100 g (3,5 oz)
Energia151 kJ (36)
Carboidratos6,3 g
Açúcares0,9 g
Fibra dietética3,3 g
Gordura0,8 g
Proteína3,0 g
Tiamina (Vit. B1)0,1 mg (8%)
Riboflavina (Vit. B2)0,2 mg (13%)
Niacina (Vit. B3)1,3 mg (9%)
Ácido pantotênico (B5)0,4 mg (8%)
Vitamina B60,1 mg (8%)
Folato (Vit. B9)152 mg (38%)
Vitamina C133,0 mg% (222)
Vitamina K1640,0 mg% (1562)
Cálcio138,0 mg (14%)
Ferro6,2 mg (50%)
Magnésio50,0 mg (14%)
Fósforo58,0 mg (8%)
Potássio554 mg (12%)
Zinco1,1 mg (11%)
As porcentagens são relativas ás recomendações da E.U.para adultos.Fonte: USDA Nutrient database

São estes alguns dos benefícios da Salsa.

E você, já conhece ou fez uso desta planta maravilhosa? Compartilhe suas experiências e tire suas dúvidas no fórum.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.