Salva

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

Descubra os beneficios da Salva e as suas maravilhosas propriedades medicinais. Planta de nome cientifico: (Salvia officinalis). A salva é uma planta Purificadora e adstringente.
As folhas de salva em cozimento com camomila e hortelã pimenta combatem o esgotamento nervoso, ajudando a aliviar problemas do estômago e dos rins, tonificam o coração, eliminam as inflamações da boca. As folhas frescas, mastigadas lentamente, purificam o hálito; dessecadas, trituradas em almofariz e banhadas com mel de abelhas aliviam catarros e bronquite; em gargarejos reduzem as inflamações
da garganta.

FOTO - SALVIA OFFICINALIS

O uso interno é depurativo, é amiga do fígado, digestiva e tranquilizante. Para transtornos hormonais e circulatórios, tomar 2 a 3 chávenas diárias de infusão de salva. Usada exteriormente combate o excesso de gordura ou seborreia (no couro cabeludo). Não deve tomar-se durante a gravidez. Em infusão a salva é anti-séptica e cicatrízante; com ela tratam-se feridas e chagas na boca ou nas gengivas. É estimulante, tónica, digestiva, diurética, antiespasmódica, antipirética, anti-séptica, normaliza as funções menstruais.

Diminui o açúcar nos diabéticos e cura feridas. Agripa chamou-lhe erva sagrada porque torna as mulheres fecundas, e confirma que bebendo a mulher sumo de salva, concebe com certeza. E conta que em certa cidade do Egipto, em que por motivo da peste a população diminuiu, obrigaram as mulheres a beber sumo de salva para que houvesse um repovoamento rápido.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.