O sangue na urina é sempre um sinal de alarme?

A presença de sangue na urina é um sinal de alerta para infecções do trato urinário, a possibilidade de o paciente sofrer de câncer urológico ou mesmo uma doença como a tuberculose.

Publicidade

Se perceber a presença de sangue ao urinar, o paciente não deve ter medo, mas deve visitar o especialista para descobrir a causa desse sangramento. Ao chegar ao consultório, o médico prescreve um exame de urina para detetar traços químicos ou celulares que possam indicar a causa. Se houver a presença de glóbulos brancos e bactérias na urina, isso significa que a causa provável é uma infecção e pode ser tratada com antibióticos.

As pedras nos rins ou os cálculos renais podem ser outra das causas de hemorragia. A maioria delas é expelida espontaneamente, mas é necessário consultar o médico para tratar as pedras maiores. Nestes casos, é típico o paciente sentir dor nas costas ou na cintura, além da presença de sangue na urina.

As infecções da bexiga também são causas muito comuns, especialmente entre as mulheres. Estas infecções que geralmente sintomas desconfortáveis, como ardor durante a micção ou a necessidade de urinar com maior frequência, também costumam causar o aparecimento de sangue na urina.

O câncer da bexiga, embora muito menos comuns do que as infecções do trato urinário ou os cálculos renais, também pode provocar sangramento. Trata-se de um câncer mais comum em homens do que em mulheres e ocorre mais frequentemente em fumantes. O momento em que o paciente se deve preocupar mais com o aparecimento de sangue na urina é entre os 50 e os 60 anos, já que é nesta fase que o risco de câncer é maior.

O Sangue Na Urina é Sempre Um Sinal De Alarme

Não ignore

Quando ocorrem episódios de sangue na urina e desaparecem sem tratamento, o paciente tende a ignorar o evento, porque acha que o problema desapareceu. No entanto, é um problema que continua e a origem deve ser verificada indo ao urologista.

Publicidade

Apenas um exame de urina, juntamente com outros possíveis exames complementares, permitirá conhecer a causa exata do sangramento. Quando ocorre coceira no momento da micção, as causas geralmente são benignas, enquanto que quando a pessoa sangra sem nenhum sintoma associado, as causas podem ser mais sérias.

Publicidade