Sarampo (infecção da gargante, dos canais que vão para os pulmões ou da pele)

Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965). Publicado em 24 de maio de 2011

O sarampo é uma infecção da garganta, dos canais que vão para os pulmões, dos pulmões ou da pele. O sarampo é mais comum nas crianças mais pequenas, se bem que as crianças mais velhas e os adultos também possam sofrer da doença.

Muitas das crianças são vacinadas (imunização) contra o sarampo, para evitar que sejam infectadas. O sarampo pode provocar problemas graves.

Causas do sarampo

Esta infecção é causada por um vírus. A doença pode espalhar-se rapidamente para as outras pessoas que não tenham sido vacinadas, ou que ainda não tenham sido infectadas. Pode demorar entre oito a 12 dias até aparecer o sarampo, após a exposição ao vírus.

Sinais e sintomas

Os primeiros sintomas do sarampo podem ser febre, cansaço, tosse ou corrimento nasal. O seu filho pode perder o apetite e as luzes fortes podem ser incomodativas para os seus olhos, que podem estar vermelhos.

O seu filho também pode ter tosse seca ou estar mais sonolento que o normal. Por vezes, as crianças vomitam ou têm diarreia. Podem surgir pequenos pontos brancos na boca e na garganta.

Pode ainda ter uma erupção cutânea, que se inicia na cabeça e se espalha para o resto do corpo, até aos pés. Normalmente, os sintomas desaparecem três dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Diagnóstico

O diagnóstico do sarampo é clínico, feito apenas com base na observação do médico.

Riscos e Complicações

O sarampo pode tornar-se uma doença muito grave e mesmo mortal, em alguns casos. É importante que a criança seja seguida atentamente por um médico.

Tratamento para sarampo

Dê ao seu filho paracetamol para a febre e para o confortar. Não dê aspirina ao seu filho. Ele deverá descansar, comer alimentos saudáveis e beber água ou sumos.

Deverá evitar o contacto com outras pessoas durante cinco dias após o aparecimento da erupção cutânea. Telefone para a escola ou para o infantário do seu filho para os avisar que ele tem sarampo.

Fotos de crianças com sarampo

 

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.

Última atualização da página em 09/08/19