-->Saúde nas Unhas - Educar Saúde

Saúde nas Unhas

Publicado em 24/09/2014. Revisado por Equipe Editorial a 28 outubro 2018

Desde há muito tempo que muitas pessoas têm como costume avaliar a sua saúde nas unhas. Principalmente as pessoas mais antigas tinham muito o hábito de avaliar sinais nas suas unhas para identificar eventuais problemas de saúde.

A verdade é que com o tempo foi-se comprovando que, de facto, as unhas podem dar-nos bons indicadores para outros problemas de saúde. Nomeadamente, as unhas reflectem bastante problemas do pulmão, coração, fígado, entre muitos outros órgãos.

Vejamos uma lista resumida de alguns sinais que as suas unhas podem apresentar e que poderão representar algumas problemas:

  • Unhas amareladas: as unhas amareladas poderão indicar diabetes, psoríase, micose ou mesmo problemas ao nível pulmonar;
  • Unhas azuladas: indicação de uma possível pneumonia ou qualquer outro tipo de infecção pulmonar. Esta cor indica, no geral, falta de oxigenação (na ponta dos dedos) que poderá ser derivada de insuficiência respiratória;
  • Linhas escuras sob a unha: potencial sinal de cancro na pele;
  • Cutícula inchada com a pele em volta da unha inchada e de cor avermelhada: potencial sinal de lúpus;
  • Unhas secas e quebradiças: poderá estar relacionado com problemas de infecção por fundos ou problemas relacionados com a tiróide;
  • Unhas onduladas: potencial problema de psoríase ou artrite reumatóide. A pele por baixo das unhas poderá apresentar-se avermelhada;
  • Unhas esbranquiçadas / pálidas: potencial sinal de anemia, insuficiência cardíaca, desnutrição ou hepatite. No entanto, os idosos é também comum pela idade avançada.

No entanto, deverá ter em conta que estes sinais não são uma ciência exacta. Podem ou não indicar problemas, por isso em caso de dúvida deverá sempre consultar um médico, dermatologista preferencialmente.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.