O damasco é um fruto bem popular e delicioso, no entanto, muitas pessoas não se apercebem de que, por dentro das sementes de damasco, está também uma grande fonte de nutrientes, que são surpreendentemente benéficas e úteis de várias maneiras.
O que são as sementes de damasco?
As sementes ou a amêndoa presente no interior do caroço do damasco encontram-se no centro desse fruto, que é cientificamente conhecido como Prunus armeniana (ou Armeniaca vulgaris), considerado um fruto de caroço.
Quando comemos um damasco, por vezes eventualmente atingimos o caroço (localizado no centro do fruto). A semente/amêndoa é o que se encontra dentro desse caroço.
Estas sementes têm motivo de algum debate, uma vez que contém diversos componentes únicos, alguns deles com um efeito poderoso na saúde humana. No entanto, também podem trazer alguns perigos e efeitos colaterais.
Mais notavelmente, as sementes de damasco contém vitamina B17 – mais conhecidas como amigdalina ou laetrile – cujos estudos demonstraram que pode ter propriedades anti-cancro e anti-inflamatórias.
No entanto, outros estudos discordam destas descobertas, afirmando que estas amêndoas são demasiado perigosas para consumo, particularmente em grandes quantidades.
A vitamina B17, quando combinada com níveis altos de vitamina C, pode ser alterada quimicamente em cianeto no seu corpo, o que pode ser bastante perigoso.
Embora o corpo possa processar pequenas quantidades de cianeto, comer um saco inteiro de sementes excede os níveis letais de cianeto para um homem adulto.
A amigdalina é convertida em cianeto no estômago e de seguida move através da circulação sanguínea, potencialmente causando efeitos secundários significativos ou mesmo a morte.
Por essa razão, as vendas comerciais de sementes de damasco são largamente restritas ao redor do mundo, embora possam ser compradas Online.
Importância Nutricional
As sementes de damasco contém níveis altos de amigdalina (vitamina B17), bem como níveis significativos de vitamina E, ácido pangâmico (vitamina B15) e pequenas quantidades de gordura e nenhum colesterol.
Em meio copo de sementes de damasco, estão presentes 14 gramas de carboidratos, a maioria dos quais é feita de fibra dietética (10 gramas). Contém também 14 gramas de proteína, em conjunto com uma média de 260 calorias.
» Conheça os Benefícios da Semente Ajowan, um Tempero Indiano Maravilhoso
Benefícios para a Saúde
Alguns dos benefícios conhecidos das sementes de damasco incluem o estímulo da saúde digestiva, melhora no crescimento, balanceamento dos níveis de colesterol, aumento de energia, prevenção do câncer, fortalecimento do coração, dá suporte ao sistema imunitário e acalma as dificuldades respiratórias.
Saúde da Pele
A vitamina E é um antioxidante importante que tem sido ligada a uma melhoria na saúde da pele. A vitamina E reduz o estresse oxidativo na pele, que é causado por radicais livres e pode levar ao desenvolvimento de rugas e manchas cutâneas.
A vitamina E também funciona enquanto hidratante e pode melhorar a aparência geral e tom de pele, aumentando a elasticidade, mesmo enquanto envelhecemos. Existe uma quantidade moderada de vitamina E presente nestas sementinhas maravilhosas.
Saúde do Coração
Embora a amigdalina obtenha a maioria das atenções, as amêndoas do damasco contém outro componente único, que está ligado a um risco reduzido de doenças cardíacas.
O ácido pangâmico não está presentes em muitos alimentos, mas está intimamente associado com a redução da pressão sobre o sistema cardiovascular, particularmente em termos de doenças isquêmicas cardíacas.
Alguns estudos descobriram também que o consumo regular de pequenas quantidades de sementes de damasco permite baixar a pressão arterial, o que por sua vez pode reduzir o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e Acidente vascular cerebral.
Sistema Imunitário
Algumas pesquisas identificaram propriedades imunitárias na semente, o que pode estimular as células defensivas do corpo, além do seu potencial benefício antioxidante, o que pode reduzir a tensão no sistema imunológico.
Saúde Respiratória
Uma boa quantidade de evidências anedóticas liga as sementes de damasco a uma melhora na saúde respiratória, uma vez que podem podem cortar a deposição de muco e fleuma nas vias respiratórias. Os ingredientes ativos presentes nestas sementes agem como um expectorante e irão também tornar o corpo menos sensível a antigénicos, o que pode reduzir a severidade de ataques de asma e inflamação na garganta.
Melhora a Digestão
Existe uma quantidade decente de fibras dietéticas presente sementes de damasco, o que significa que este snack saboroso (seja nas variedades doces ou salgadas) pode ajudar a melhorar a função digestiva.
As fibras dietéticas são capazes de estimular o movimento peristáltico no intestino, tornando o movimento intestinal mais regular, reduzindo os sintomas de obstipação (prisão de ventre), inchaço, cãibras musculares e diarreia. Esta fibra dietética pode também melhorar a eficiência da retenção de nutrientes no intestino.
Crescimento e Reparação de Tecidos
Estas amêndoas têm uma quantidade notável de proteína, que é parte essencial da nossa dieta quotidiana. Meio copo destas sementes contém aproximadamente 25% das proteínas necessárias diariamente para mulheres, e cerca de 20% das necessárias para homens.
Este aporte proteico pode ajudar a acelerar o crescimento muscular e reparação geral de todos os tecidos do corpo, uma vez que as proteínas são necessárias para criar todas as novas células e tecidos do corpo.
Reduz os Níveis de Colesterol
Para quem está com dificuldades em manter os níveis de colesterol “saudáveis”, as sementes de damasco podem certamente ajudar, como resultado da fibra dietética presente neste pequeno Snack.
A Fibra pode ajudar a limpar o excesso de colesterol do sistema cardiovascular e fortalecer a saúde do coração, diminuindo o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.
Aumenta a Energia
Existe uma quantidade significativa de calorias e energia utilizáveis na amêndoa deste fruto maravilhoso, e embora ingerir uma quantidade excessiva destas sementes possa ser prejudicial, incentivando a ganhos de peso e risco de envenenamento por cianeto, o consumo de quantidades moderadas pode providenciar uma rápido aumento de energia e impulso de metabolismo.
Prevenção do Câncer
Por mais interessante que seja, a amigdalina presente no fruto tem sido utilizada com propósitos médicos há mais de 160 anos, que remonta às raízes da medicina Russas. No século XX, passou por períodos de popularidade e restrições.
Nos estados unidos, neste momento, não estão autorizadas a ser vendidas ou transportadas devido ao seu potencial efeito tóxico. No entanto, tanto as sementes como o seu extrato podem ser encontrados em muitas outras regiões do mundo, sendo que a sua evidência em relação a efeitos positivos sobre o câncer seja ainda muito generalizada.
Devido à falta de evidências científicas, a maioria dos especialistas e médicos não recomenda este tipo de tratamento.
O importante é não consumir as sementes em excesso. As estimativas indicam que o consumo de 30 a 500 sementes por dia pode ter riscos elevados na saúde.
» Conheça a Sacha Inchi: a “Semente Mágica”
Usos
Estas amêndoas têm várias aplicações medicinais, culinárias e cosméticas, no entanto, qualquer que seja a sua utilização, deve ser sempre feita com moderação.
As utilizações medicinais foram explicadas acima, e os seus típicos usos culinários são a extração do óleo. O óleo desta semente pode ser usado para fritar alguns alimentos, ou adicionar sabor a sobremesas.
Também podem ser simplesmente secas e comidas como um snack, dai serem muitas vezes torradas, salgadas ou cobertos de chocolates e vendidas como doces.
Na cosmética, o uso do óleo tem propriedades semelhantes ao óleo de amêndoa e pode ser aplicado à pele ou usado nos cuidados de higiene pessoais e produtos de beleza.
Efeitos Secundários
Existem inúmeros potenciais efeitos secundários após o consumo destas amêndoas, a maioria das quais relacionadas com o perigo de envenenamento por cianeto.
Geralmente quem consome a quantidade suficiente destas sementes para experienciar os efeitos secundários, os sintomas de toxicidade por cianeto serão os primeiros a surgir, e este é provavelmente um evento bastante sério.
O envenenamento por cianeto tem vários sintomas, incluindo náuseas, vômitos, dor no estômago, febre, exaustão, insônia, fraqueza muscular, confusão cognitiva, inflamação nos ligamentos e músculos e quebras rápidas na pressão sanguínea.
Nos casos mais extremos, o seu consumo pode levar ao coma e até à morte.
Conheça os usos do extrato de semente de uva.
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
- http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814605010332
- http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/016816059400115M
- http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/15563658408992565
- https://link.springer.com/article/10.1007/s11130-011-0246-0
- https://link.springer.com/article/10.1007/s00520-006-0168-9
- http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-4522.2009.01140.x/full
- http://akademiai.com/doi/abs/10.1556/AAlim.29.2000.3.7
- https://link.springer.com/article/10.1007/s00217-010-1235-5
- http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0308814686900701
- http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278691510006939
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.