Ser baixo: Você sabia que as Pessoas baixas vivem mais tempo?

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Nos anos 70 do século passado, dados recolhidos em atletas e pessoas famosas nos Estados Unidos revelaram que os homens mais baixos e mais leves viviam mais do que os seus pares mais altos e mais pesados.

Esta constatação pode constituir um recuo face a uma afirmação vulgar (mas que não corresponde à realidade) de que o candidato mais alto é que vence sempre as eleições presidenciais americanas (dos 46 atos eleitorais em que as alturas dos candidatos são conhecidas, 54% foram ganhos pelos homens mais altos, 39% pelos mais baixos e em 7% os candidatos eram da mesma altura).

Os dados não provocaram uma grande agitação – as pessoas baixas já sabiam que, apesar de se dizer que os indivíduos mais altos conseguiam sempre os melhores empregos ou eram parceiros cheios de encanto, a vida podia ser igualmente agradável mais perto do solo.

Mas em 1992 a Organização Mundial de saúde publicou um relatório, no qual revela que os homens americanos com menos de 1,73 m de altura viviam aproximadamente cinco vezes mais do que os mais altos.

Não existia nenhuma explicação fidedigna, apenas a sugestão de que as pessoas mais altas queimavam calorias – e a vida – mais depressa.

Conheça 5 Remédios para Ficar Mais Alto Naturalmente

Estudos realizados em animais demonstraram que em geral os animais mais pequenos da mesma espécie viviam mais tempo.

Desde então, todos os outros estudos de valor científico diverso sugerem que as pessoas mais altas são mais vulneráveis aos danos causados por poluentes e outros produtos químicos, têm uma maior probabilidade de desenvolver diversos tipos de cancro e em última análise são mais propensas a contrair doenças relacionadas com a idade.

Cada vez mais são as pessoas baixas que procuram por procedimentos cirúrgicos para alongamento ósseo com o objetivo de aumentarem a sua estatura. No entanto, se for este o seu caso, sinta-se Feliz, porque ser baixo vai acrescentar-lhe mais 5 anos de vida.

Saiba O que Pode Fazer para Aumentar a Altura