-->Será febre aftosa? - Educar Saúde

Será febre aftosa?

Publicado em 06/09/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Será febre aftosa?

Pergunta: A minha filha de 12 anos apareceu com 39º de febre e a boca e garganta cheia de aftas, a ponto de não conseguir comer nada. Será febre aftosa? Qual a sua opinião e o que devo fazer.

Resposta: Pela sua descrição, não me parece que estejamos perante um caso de febre aftosa. As aftas aparecem muitas vezes, derivado alterações do sistema imunitário, febres altas, desarranjos intestinais, stress, etc. Logo, elas podem ser uma consequência da febre que a sua filha apresentava.

O importante é saber a razão dessa febre, daí a importância da consulta ao médico de família (facto que já deve ter efectuado).

As aftas podem ser muito dolorosas, o médico da sua filha pode-lhe aconselhar que medicação ela deve fazer para diminuir o incómodo causado pelas aftas, no entanto, por vezes, bochechos de água morna salgada, podem ajudar.

Espero sinceramente as melhoras da sua filha e se precisar de algo mais da minha parte não hesite em nos contactar.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.