Shampoo natural para a queda de cabelo

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

O processo de queda de cabelo já não é uma coisa exclusivamente masculina. Cada vez mais, as mulheres se vêem a braços com fios de cabelo nas escovas ou caídos pelo chão, sem razão aparente.

Existem factores diários, que comprometem a manutenção de um cabelo saudável e que ajudam na progressão da queda do cabelo. O mais conhecido é a genética, inimigo número um do cabelo saudável.

Os casos mais conhecidos são os masculinos, que, por causa de factores hormonais ou porque já existem casos na família, perdem facilmente os cabelos e começam a apresentar sinais de calvíce. 

O problema não é exclusivamente masculino. Só que no caso feminino, a queda de cabelo é provocada por factores externos, que podem facilmente ser contornados. Uma vida stressante e uma alimentação pouco saudável têm as suas consequências nos fios capilares, tal como o alisamento ou as pinturas.

Para além de ressecarem o cabelo e do deixarem pouco saudável, as tintas artificiais e o uso intensivo do alisador de placas quentes (as temperaturas chegam aos 240 graus) promovem a queda do cabelo.

O secador e os penteados apertados podem também ser inimigos do cabelo, pois o secador queima e seca o couro cabeludo e os penteados apertados, como tranças coladas ao couro cabeludo e rabos de cavalo muito apertados, traumatizam a fibra do cabelo. Mesmo evitando estas situações, devem-se usar alguns métodos caseiros que previnem a queda do cabelo.

Shampoo natural para a queda de cabelo

Faça o seu próprio champô natural em casa. Basta juntar 250 ml de champô com ph neutro, de bebés, com 30 gotas de essência de alecrim, 10 gotas de essência de tomilho e outras 10, de essência de alfazema.

Depois, é só massajar bem o couro cabeludo com o produto, para activar a circulação e deixar de molho durante três minutos. As propriedades destas ervas estimulam o crescimento do cabelo e protegem-no de algumas agressões diárias.