-->Shiatsu - Beneficios do Shiatsu

Shiatsu

Publicado em 30/06/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Numa tradução literal, Shiatsu significa “pressão com os dedos” e é uma terapia originária do Japão. Tokujiro Namikoshi foi o percursor deste método reconhecido, desde 1955, pelos ministérios da Saúde e da Educação japoneses.

O Ministério da Saúde do Japão define o Shiatsu da seguinte maneira:
“Tratamento que recorre à aplicação de pressão com os dedos polegares e palmas das mãos em determinados pontos do corpo humano para corrigir irregularidades, manter e melhorar o estado de saúde. Contribui para aliviar certas enfermidades (dores, stress, transtornos nervosos, etc ) e activando também a capacidade de auto cura do organismo. NÃO TEM EFEITOS SECUNDÁRIOS”.

Os Benefícios do Shiatsu

Vinculado à medicina natural, o Shiatsu reforça o sistema imunitário, equilibra o sistema nervoso autónomo, melhora o metabolismo, aumenta o rendimento físico e intelectual, eleva a vitalidade, proporciona bem-estar físico e emocional, desperta a consciência do próprio corpo e melhora as relações humanas.

Como funciona o Shiatsu?

É importante que o paciente se sinta cómodo e relaxado durante a sessão, que dura cerca de uma hora. A pressão que recebe, embora por vezes dolorosa, não leve implicar sofrimento. O objectivo da cura através do Shiatsu não é combater directamente o sintoma. Ao invés da medicina alopática, esta massagem oriental vai ao encontro da origem da enfermidade e desperta os poderes curativos do organismo.

Depois dos primeiros tratamentos, alguns pacientes sentem-se algo enfraquecidos, cansados e notam que uma determinada dor aumentou ou mudou de localização. Esta reacção é apenas uma resposta do corpo doente ao estímulo curativo proporcionado pelo Shiatsu.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.