Shih-tzu

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Shih-tzu. O Cão que Conquistou o Brasil e Portugal.

Dócil, pequeno, calmo e muito carinhoso. Essas são as qualidades do Shih-tzu, uma raça canina que pouco a pouco vem conquistando o Brasil e Portugal com sua beleza e simpatia. Agora você vai conhecer um pouco mais sobre o temperamento, comportamento e as qualidades desse cãozinho que é tão charmoso quanto peludo.

UMA HISTÓRIA DE AMOR:

Conta a lenda que uma princesa chinesa se apaixonou por um camponês mongol (povo originário do Tibet). A inimizade entre os países e a grande diferença social, impediu que o casal ficasse junto. Porém, para mostrar que, mesmo separados, o amor dos dois existia, eles decidiram cruzar seus cãzinhos. A princesa tinha um lindo pequinês e o camponês tinha um lhasa-apso. Deste amor e do cruzamento das raças surgiu o Shih-tzu, um cão de origem tibetana que também é conhecido como o cão leão.

O Shih-tzu era uma raça desconhecida no ocidente até o Séc.XX, quando os ingleses, através da colonização da Índia, ficaram encantados com a beleza e a calma desse verdadeiro representante da paciência oriental.

UM GRANDE PEQUENO COMPANHEIRO.

Os cães desta raça são pequenos e possuem um lindo e longo pelo liso. Normalmente os Shih-tzus possuem diversas cores: malhados, branco e caramelo e preto e branco, mas, mesmo sendo mais raro, é possível encontrar animais em uma única cor. Seus olhos são grandes, brilhantes, em contraste com seu focinho curto e achatado. O temperamento é dócil, calmo e para melhorar, a raça costuma ser muito silenciosa, ou seja, pouco late. O que o torna ideal para quem possui pouco espaço e mora em apartamento.

Ele é um perfeito cão de companhia que adora ser acariciado por longos períodos e, apesar de brincalhão, este cachorrinho costuma ser bem preguiçoso e é mais independente que outras raças, conseguindo ficar boa parte do dia, sozinho. Ele também é uma excelente companhia para crianças e para quem já possui outros animais. Por causa do pequeno porte, vinte minutos de caminhada diária são necessários para que sua saúde fique em dia.

“GOSTO MUITO DE TE VER LEÃOZINHO”

Com tantas qualidades você pode até achar que o Shih-tzu não apresenta maiores problemas. Mas, mesmo não sendo tão frágil quanto outros cães de pequeno porte, este cachorrinho exige cuidados específicos para a raça. Quem quer criar um shih-tzu deve ter atenção redobrada com os olhos. Por serem grandes e expostos ele necessita de limpeza periódica. Outro cuidado é que o pelo longo pode atrapalhar a visão do animal, por isso é importante manter o pelo sempre preso no alto da cabeça.

A pelagem densa, que confere a raça o título de cão leão, também necessita de escovações quase diárias de mais ou menos 15 minutos. Isso evita que se formem nós, que no caso do Shih-tzu são praticamente indissolúveis. Você também precisará de paciência para ensinar truques, porque mesmo sendo carinhoso, a raça é conhecida por sua teimosia.

Mas isso não é nada, porque quem tem o Shit-tzu, não o troca por nenhum outro animal.

Quanto custa? Preços: Cerca de 250 euros em Portugal | Onde Comprar: Visite o site: animais.jcle.pt