-->Sida - A detecção precoce - Educar Saúde

Sida – A detecção precoce

Publicado em 05/01/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Sida – A detecção precoce da sida.

Actualmente, ainda existem poucos centros de rastreio anónimo no nosso País: os da Lapa e do Restelo são dois deles. Estes são locais onde é acessível, a qualquer pessoa e sem se identificar, saber se é portadora do vírus da imunodeficiência humana.

Irene Santo, especialista responsável pelo primeiro, sublinha a importância do rastreio: «Por vezes, mesmo determinadas relações completamente insuspeitas, podem acarretar a transmissão do VIH. Com as terapêuticas disponíveis actualmente, impõe-se detectar a existência do vírus o mais cedo possível para se adoptarem as medidas adequadas o mais rapidamente possível.

Factor que também vai evitar que ocorram novas transmissões». A quase inexistência destes centros de rastreio faz com que as pessoas que pretendam saber se estão infectadas pelo vírus tenham de fazer um percurso difícil, por entre as burocracias das habituais requisições médicas e consultas hospitalares. Esta falta de acessibilidade e a falta de anonimato fazem com que muita gente desista do processo mesmo antes de o começar e, consequentemente, existam pessoas infectadas sem o saber.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.