A pele desidratada é um problema comum a todos os sexos e faixas etárias. A pele perde elasticidade e luminosidade. Por vezes torna-se extremamente rugosa e temos então uma sensação de repuxar. A pele desidratada é vulgarmente conhecida de pele «seca».
A pele de cada individuo é revestida internamente por células que ajudam a proteger contra as lesões e agentes agressores externos do meio ambiente.
Cada camada de pele é mantida por finas camadas de água e liquido. É como uma unidade que faz parte de um todo, apesar de cada uma ter a sua especificidade e função consoante a sua superficialidade.
A mistura de suor, células sudoríparas, sebo e secreções naturais responsabiliza-se e tem a função de manter o equilíbrio hormonal da pele.
A textura cremosa, a luminosidade, a vivacidade, a elasticidade e flexibilidade encontram-se e desenvolvem-se em peles bem cuidadas e hidratadas.
Pelo contrário uma pele mal cuidada, desidratada, seca, enrugada, com pouca luz natural e com falta de flexibilidade é sinal de uma pele em estado desequilibrado.
Certos especialistas chamam «filme hidrolipidico» a estas misturas e proteções naturais da pele. Se mantivermos este filme hidrolipidico em bom estado e hidratado a pele esta em perfeito estado de equilíbrio.
Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:
Causas de sinais de Pele desidratada
– Envelhecimento natural da pele e do individuo
– Menopausa
– Historial clinico e familiar
– Pré disposição genética
– Agressões de agentes externos
– Sol
– Calor
– Humidade em excesso da pele
– Secura em excesso da pele
– Poluição do meio ambiente circundante
– Medicamentos de toma regular
– Falta de cuidados básicos de higiene e manutenção da pele
– Sabonetes e hidratantes pouco apropriados
– Roupas apertadas que não deixam respirar a pele
– Frio
– Vento
– Chuva
– Ar condicionado
Sintomas de sinais de pele desidratada
– Escamação da pele
– Vermelhidão em certos locais da Pele
– Repuxamento da pele
– Rugosidade da pele
– Falta de elasticidade, luminosidade e flexibilidade
– Secura extrema
Publicidade
Tratamento para pele seca e desidratada
– Beber muita água e líquidos durante o dia
– Alimentação e dieta saudável e rica em valores nutricionais de referência
-Sabonetes e cremes hidratantes com ph neutro
– Evitar banhos muito quentes ou muito demorados
– Fazer jatos de água fria no corpo
– Ter especial atenção a certas zonas da pele específicas que têm tendência a ficar mais secas como os joelhos, os pés e os cotovelos
A pele seca e desidratada tem bom tratamento e responde normalmente de forma eficaz e rápida. Mas depende de cada tipo e textura de pele. Cada individuo é específico e a sua pele também.
Os tratamentos recomendados são específicos para cada pessoa e a sua evolução também. O que pode ser bom para um pode não corresponder favoravelmente a outro. Todas as dúvidas devem ser tiradas com o seu médico assistente.
Para um tratamento simples e básico os cremes de supermercado ou de farmácia sem prescrição médica são por norma bem tolerados pelos pacientes e bastante eficazes.
Prevenir ainda é o melhor remédio…
Saiba mais sobre: Beleza e Cosmética