6 Sinais de Pele Desidratada que deve conhecer

A pele desidratada é um problema comum a todos os sexos e faixas etárias. A pele perde elasticidade e luminosidade. Por vezes torna-se extremamente rugosa e temos então uma sensação de repuxar. A pele desidratada é vulgarmente conhecida de pele «seca».

A pele de cada individuo é revestida internamente por células que ajudam a proteger contra as lesões e agentes agressores externos do meio ambiente.

Cada camada de pele é mantida por finas camadas de água e liquido. É como uma unidade que faz parte de um todo, apesar de cada uma ter a sua especificidade e função consoante a sua superficialidade.

A mistura de suor, células sudoríparas, sebo e secreções naturais responsabiliza-se e tem a função de manter o equilíbrio hormonal da pele.

A textura cremosa, a luminosidade, a vivacidade, a elasticidade e flexibilidade encontram-se e desenvolvem-se em peles bem cuidadas e hidratadas.

Pelo contrário uma pele mal cuidada, desidratada, seca, enrugada, com pouca luz natural e com falta de flexibilidade é sinal de uma pele em estado desequilibrado.

Certos especialistas chamam «filme hidrolipidico» a estas misturas e proteções naturais da pele. Se mantivermos este filme hidrolipidico em bom estado e hidratado a pele esta em perfeito estado de equilíbrio.

Causas de sinais de Pele desidratada

– Envelhecimento natural da pele e do individuo

– Menopausa

– Historial clinico e familiar

– Pré disposição genética

– Agressões de agentes externos

– Sol

– Calor

– Humidade em excesso da pele

– Secura em excesso da pele

– Poluição do meio ambiente circundante

– Medicamentos de toma regular

– Falta de cuidados básicos de higiene e manutenção da pele

– Sabonetes e hidratantes pouco apropriados

– Roupas apertadas que não deixam respirar a pele

– Frio

– Vento

– Chuva

– Ar condicionado

Sintomas de sinais de pele desidratada

– Escamação da pele

– Vermelhidão em certos locais da Pele

– Repuxamento da pele

– Rugosidade da pele

– Falta de elasticidade, luminosidade e flexibilidade

– Secura extrema

Tratamento para pele seca e desidratada

– Beber muita água e líquidos durante o dia

– Alimentação e dieta saudável e rica em valores nutricionais de referência

-Sabonetes e cremes hidratantes com ph neutro

– Evitar banhos muito quentes ou muito demorados

– Fazer jatos de água fria no corpo

– Ter especial atenção a certas zonas da pele específicas que têm tendência a ficar mais secas como os joelhos, os pés e os cotovelos

A pele seca e desidratada tem bom tratamento e responde normalmente de forma eficaz e rápida. Mas depende de cada tipo e textura de pele. Cada individuo é específico e a sua pele também.

Os tratamentos recomendados são específicos para cada pessoa e a sua evolução também. O que pode ser bom para um pode não corresponder favoravelmente a outro. Todas as dúvidas devem ser tiradas com o seu médico assistente.

Para um tratamento simples e básico os cremes de supermercado ou de farmácia sem prescrição médica são por norma bem tolerados pelos pacientes e bastante eficazes.

Prevenir ainda é o melhor remédio…