Sindrome de Behcet

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

SINDROME DE BEHÇET – SINTOMAS, CAUSAS E CARACTERISTICAS DO DIAGNOSTICO
Este sindrome ocorre habitualmente em adultos jovens, de países do Mediterrâneo ou do Japão; a incidência diminui quando os descendentes do paciente emigram para outras regiões.
As Manifestações mais comuns são: ulcerações aftosas orais dolorosas recorrentes (99%), úlceras genitais (80%), lesões oculares (50%) (uveíte, hipópio, irite, ceratite, neurite óptica) e lesões cutâneas (eritema nodoso, tromboflebite superficial, hipersensibilidade cutânea e foliculite).
As Menos comuns são: erosões gastrintestinais, epididimite, glomerulonefrite, paralisia de nervos cranianos, meningite asséptica e lesões neurológicas focais.
Teste de patergia – formação de pápula ou pústula 24 a 48h após traumatismo simples, como picada de agulha.
O diagnóstico é clínico.
Com frequência, a presença do antígeno de histocompatibilidade HLA-B5.

Continua depois da Publicidade

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL
. Espondiloartropatias por HLA-B27
. Úlceras aftosas orais
. Infecção pelo herpesvírus simples
. Eritema polimorfo
. LES
. Infecção pelo HIV
. Endocardite infecciosa
. Doença inflamatória intestinal

SINDROME DE BEHÇET TRATAMENTO
Midriáticos locais para todos os pacientes com manifestações oculares, a fim de evitar formação de sinéquias; o acompanhamento rigoroso por oftalmologista experiente é crucial.
Corticosteróides.
Colchicina (para eritema nodoso e afiralgia).
Clorambucil e azatioprina são comumente usados; ciclosporina, às vezes, é bem-sucedida naqueles com doença ocular.

Dica
Acidente vascular encefálico em mulher japonesa jovem estabelece o diagnóstico de síndrome de Behçet, até prova em contrário.
Referência
Yurdakul S, Hamuryudan V, Yazici H: Behçet syndrome. Curr Opin Rheumatol

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24