-->Síndrome de Cushing - Sintomas, tratamento, diagnóstico e causas

Síndrome de Cushing (alterações no corpo devido ao excesso de hormonas)

Publicado em 12/05/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

A síndrome de Cushing é um conjunto de alterações no corpo pelo excesso de hormonas.

Na maioria dos casos são causadas por tratamentos médicos indispensáveis, frequentemente exigidos para salvar a vida.

Foto De Síndrome De Cushing

A situação pode também surgir como uma doença natural que afecta as glândulas que produzem hormonas. Ou pode ocorrer por causa de um distúrbio da glândula pituitária que leva estas glândulas a produzir em larga escala.

As hormonas esteróides são produzidas pelas glândulas supra renais que estão situadas como pequenos chapéus no topo dos rins.

A hormona da glândula pituitária que induz as supra renais a produzir denomina-se a hormona adrenocorticotrópica (ACTH). É designada dessa forma, porque a parte das supra renais que produz as hormonas é a camada exterior (o córtex) e trópica é uma palavra grega que significa afectar.

síndrome de Cushing originado clinicamente (iatrogénico) é um dos preços que tem de ser pago pelos benefícios, ou pelos efeitos de preservação da vida dos corticóides.

Os médicos sempre usarão corticóides com a mais baixa dosagem possível para produzir o efeito necessário.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Causas

O síndroma de Cushing pode resultar de:

  1. uso de corticóides em dosagens altas e prolongadas para fins clínicos
  2. um tumor da camada exterior (córtex) de uma glândula supra renal com produção excessiva de hormonas corticais
  3. um tumor na glândula pituitária com excesso de produção de ACTH
  4. outros tumores que produzem ACTH, tais como algumas formas de cancro do pulmão

Sinais e sintomas

As pessoas com a síndrome têm excesso de peso com depósitos de gordura na parte traseira do pescoço e das costas – corcunda de búfalo, bem como em volta da parte central.

Os braços e as pernas são normalmente magros. A pele é fina e estragada (atrofiada) e as feridas cicatrizam mal. Muitas vezes há riscas violáceas (estrias) no abdómen.

O rosto é vermelho e em forma de lua, havendo frequentemente nos homens uma configuração peluda e, algumas vezes, de calvície nas mulheres.

Há falta de resistência devido ao desgaste dos músculos, pressão arterial elevada, osteoporose e muitas vezes distúrbios mentais.

Como se Diagnostica

O diagnóstico baseia-se em:

  1. o aspecto físico da pessoa afectada
  2. avaliação dos níveis da ACTH no sangue
  3. TC ou RM das glândulas supra renais e da pituitária
  4. outros testes mais especializados
  5. É muito importante verificar por meio de RX da existência ou não de tumor do pulmão

Riscos e Complicações

Quando a doença não é tratada desencadeia muito mau aspecto. A morte normalmente resulta da tensão arterial alta, infecção, ataque cardíaco ou falha do coração.

Tratamento

O tratamento é dirigido à causa e isto pode envolver a remoção do tumor da pituitária ou o uso de radiação de alta voltagem na glândula pituitária.

Os tumores das supra renais são removidos cirurgicamente. Nalguns casos, pode ser necessário remover ambas as glândulas supra renais e a pessoa terá, posteriormente de fazer terapia de substituição hormonal.

Os tumores encobertos da ACTH podem ser extraídos, quando possível, mas podem ter de ser tratados com medicamentos que funcionem contra as hormonas supra renais.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858