-->Síndrome de Klinefelter - Educar Saúde

Síndrome de Klinefelter

Publicado em 30/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

O Síndrome de Klinefelter (hipogonadismo) é um problema que se deve a uma alteração genética, que faz com que exista um cromossoma X a mais.

Este problema ocorre apenas nos bebês do sexo masculino, e é uma anomalia que se estima ser extremamente rara, ocorrendo apenas em 0,2% dos bebés do sexo masculino nascidos.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Características da Síndrome de Klinefelter

Alguns indicadores da presença desta síndrome, e nomeadamente as características físicas que os visados apresentam, serão algumas das seguintes:

  • Potencial défice auditivo;
  • Problemas ao nível da fala;
  • Problemas de leitura;
  • Problemas auditivos, nomeadamente algum défice auditivo;
  • Estatura mais elevada que o normal;
  • Testículos sempre bastante pequenos;
  • Peitos (mamas) mais volumosas do que seria normal;
  • Poucos pelos ao nível da face;
  • Infertilidade;
  • Densidade óssea baixa.

Ao nível da inteligência e desenvolvimento cerebral, este à partida não estará comprometido e a criança poderá vir a ter uma vida normal.

Também a puberdade se mantém igual e na mesma idade, apesar das características genitais acima referidas.

Cura

Esta síndrome não apresenta cura, por ser um erro que ocorre ao nível genético.

No entanto, a toma prescrita e controlada de suplementos hormonais poderá ajudar a diminuir os problemas acima referidos.

Esperança Média de Vida

Estima-se que a Síndrome de Klinefelter não tem qualquer impacto ao nível da esperança média de vida de um ser humano, pelo que a esperança média de vida será à partida normal.

No entanto, os portadores deste problema podem ser mais susceptíveis à ocorrência de acidentes vasculares cerebrais ou câncer, o que poderá indirectamente reduzir a esperança média de vida.

Tratamento

Conforme já foi referido anteriormente numa secção relativa à cura para este problema, o tratamento para esta síndrome poderá ser feito à base da toma de suplementos hormonais.

Estes suplementos irão ajudar a um desenvolvimento mais normal dos homens já nas fases adultas.

Saiba mais sobre o Hipogonadismo e 6 Tratamentos Naturais

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook