Sintomas de privação de antidepressivos: Conheça os principais e como parar de tomar

A síndrome de privação de antidepressivos refere-se aos sintomas físicos e psicológicos que ocorrem geralmente poucos dias após a interrupção completa, quando perde doses ou quando o indivíduo reduz a dose do medicamento. Pode durar várias semanas e produz, entre outros sintomas: tontura, dor de cabeça, fadiga e náusea.

A classe de drogas usada para combater a depressão é composta por antidepressivos tricíclicos, inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) e inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs).

Até a década de 1980, esse transtorno mental era considerado uma resposta humana aos desafios da vida cotidiana, e os antidepressivos e outras drogas psicotrópicas eram usados ​​como tratamentos sintomáticos.

Entretanto, desde o surgimento da fluoxetina (um tipo de ISRS), a ideia de que a depressão é realmente o resultado de alterações específicas nos sistemas de neurotransmissão levou a que hoje seja possível corrigir essas alterações com o uso de medicamentos como a fluoxetina. O que levou nos últimos anos a um grande aumento no seu consumo.

Mas, será que sabemos tudo o que um antidepressivo pode causar ao nosso organismo?

Dor De Cabeça é Um Sintoma De Síndrome De Privação De Antidepressivos

Os efeitos colaterais dos antidepressivos

Os riscos e benefícios destes medicamentos devem ser cuidadosamente avaliados, já que a maioria dos ensaios clínicos randomizados se concentram principalmente na sua eficácia, e pouco nos seus efeitos colaterais.

Além das reações adversas mais frequentes (insônia, náusea, irritabilidade, cansaço, falta de desejo sexual (que pode evoluir para estados de disfunção erétil) e atraso na ejaculação, existem outras reações mais sérias que ocorrem com maior frequência em pessoas mais vulneráveis.

Uma das causas de queda e fraturas ósseas em pessoas com mais de 65 anos ocorre devido ao uso destes medicamentos.

Outro aspeto a ter em mente quando usamos antidepressivos é a chamada “síndrome de abstinência”.

Características da abstinência / Sintomas da retirada

A síndrome de privação geralmente ocorre alguns dias após o indivíduo deixar de tomar antidepressivos de repente ou após a redução da dose. A síndrome de abstinência de antidepressivos pode durar várias semanas e produzir sintomas somáticos e psíquicos que podem ser facilmente confundidos com uma recaída. Esses sintomas incluem:

  • Tontura
  • Fadiga
  • Náusea
  • Ansiedade
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Choro
  • Dor de cabeça
  • Aumento do sono
  • Espasmos musculares, Mioclonia (contração súbita e involuntária de um músculo ou grupo muscular)
  • Tremores
  • Sensações de choque elétrico
  • Outras sensações estranhas de formigamento ou dor
  • Sintomas semelhantes aos da gripe
  • Desequilíbrio e distúrbios sensoriais.

Estes sintomas ocorrem em 20% a 50% dos indivíduos que tomam ISRSs, por vezes, poucas horas após a última dose.

A maioria dos sintomas desaparece em cerca de 2 semanas, embora tenham sido relatados casos mais graves e prolongados que duram algumas semanas ou meses.

Como não confundir a síndrome com uma recaída no estado depressivo?

Em primeiro lugar, entenda que a capacidade de distinguir um fenômeno de outro compete apenas ao médico. No entanto, os sintomas de abstinência aos antidepressivos geralmente têm um início precoce e desaparecem rapidamente após a droga ser novamente restabelecida. Enquanto que os sintomas de um processo depressivo ocorrem mais gradualmente e desaparecem várias semanas após a reintrodução da medicação.

Como lidar com os sintomas?

A síndrome melhora sempre que uma droga idêntica ou similar seja reintroduzida novamente, no entanto, o restabelecimento da medicação apenas adia o problema. Portanto, não é uma opção.

Como parar de tomar antidepressivos

É importante o profissional informar o paciente sobre os possíveis sintomas e explicar que a interrupção realizada de forma monitorada pelo médico é o melhor passo a ser dado.

Para reduzir o impacto clínico, o paciente deve reduzir gradualmente a dose do medicamento durante várias semanas.

Em geral, se o tratamento com ISRS tiver durado entre 4 e 8 semanas, o ideal é reduzir a dose entre uma ou duas semanas até a retirada completa. Caso o tratamento do paciente tenha durado alguns meses, esta interrupção deve ser mais lenta e progressiva.

Tudo isso nos obriga, sem dúvida, a lembrar mais uma vez a importância de prevenir este tipo de evento. Embora não ocorra com muita frequência, é importante entendermos que nunca devemos tomar decisões arbitrárias e individuais em relação à administração ou retirada de um medicamento que tenha sido prescrito para nós.


Referências
  • María Varela Piñón, L. d. (2016). ¿Es hora de repensar el uso de los antidepresivos? REV CLÍN MED FAM 9(2), 100-107.
  • Van Geffen ECG, H. G. (2005). Discontinuation symptoms in users of selective serotonin reuptake inhibitors in clinical practice: tapering versus abrupt discontinuation. Eur J ClinPharmacol 61, 303-307.
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.