-->Síndrome do Pânico - Educar Saúde

Síndrome do Pânico

Publicado em 08/06/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Você tem medo de que? – Síndrome do Pânico acomete cada vez mais a população

Rotina agitada, trânsito em excesso, alimentação desregrada e poucas horas de sono são alguns dos fatores que nos tornam cada vez mais vulneráveis a uma situação de estresse físico e emocional. Isso ocorre até o ponto em que o corpo já não tem condições de se defender sozinho, gerando uma série de enfermidades de cunho emocional. Entre elas está a síndrome do pânico que se caracteriza por crises inesperadas de medo. “A doença também é definida como a “Síndrome do Novo Milênio”, onde o indivíduo cultiva hábitos nocivos a sua própria saúde”, explica a psicóloga Valéria Gonçalves.

Sentir medo é considerado normal, já que ele funciona como uma espécie de termômetro da vida, protegendo cada pessoa e a tornando mais cautelosa. Porém, quando em dose exagerada, pode gerar desconforto e mal estar.

“O corpo humano é um sistema que sempre busca o equilíbrio e possui um mecanismo sofisticado para exercer essa atividade. O cérebro desempenha um papel importante para a harmonia das funções orgânicas. Ele emite informações que estimulam os movimentos peristálticos para avisar que nosso intestino precisa ser esvaziado ou nos sinaliza que necessitamos dormir ou comer. No entanto, se essas mensagens não forem ‘ouvidas’, começamos a descaracterizar o organismo, contribuindo para um colapso”, ressalta Valéria.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.