A ressaca constitui uma série de sintomas físicos e mentais desagradáveis que ocorrem após uma sessão de consumo excessivo de álcool.
A severidade dos sintomas poderá variar muito significativamente consoante diversos factores, entre eles o tipo de álcool e a quantidade consumida.
As ressacas têm, no entanto, uma única origem: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Para a maior parte das pessoas, quando mais elevadas forem as doses de álcool consumidas, mais severa será a ressaca.
É impossível determinar qual a quantidade de álcool necessária para gerar uma ressaca, uma vez que as pessoas apresentam tolerâncias diferentes a esta substância, e enquanto algumas poderão sentir efeitos colaterais bebendo apenas 2 copos de uma bebida alcoólica, outras poderão precisar de muito mais.
Podemos dividir os sintomas da ressaca entre as seguintes classes:
Sintomas constitucionais
- Fadiga
- fraqueza
- sede
Sintomas de dor
- Dor de cabeça
- dores musculares
Sintomas gastrointestinais
- Náusea
- vómitos
- dores de barriga
Sintomas de sono e relógio biológico
- Perturbações do sono
- dificuldade em adormecer
- aumento do sono de ondas lentas
Sintomas sensoriais
- Vertigens
- sensibilidade à luz
- sensibilidade ao som
Sintomas cognitivos
- Dificuldades de concentração
Sintomas relacionados com o humor
- Depressão
- ansiedade
- irritabilidade
Intensidade dos sintomas e quanto tempo dura
A ressaca em casos normais dura entre 1 a 4 horas, dependendo da pessoa e da quantidade de álcool ingerida. No entanto, os sintomas não permanecem mais que 24 horas.
A intensidade e tipo de sintomas sentidos poderão variar muito de pessoa para pessoa e ocasião para ocasião. Numa determinada ocasião uma pessoa poderá sentir apenas náuseas, enquanto noutra sentir uma forte dor de cabeça.
Tipicamente, os sintomas da ressaca tendem a manifestar-se várias horas após o consumo de álcool, que é quando a concentração da substância no sangue começa a cair. Estes sintomas podem durar de uma ou duas horas até 24 horas.
Em casos mais extremos, o consumo de álcool também causa envenenamento, o que pode revelar-se fatal. Alguns dos sintomas deste tipo de envenenamento são:
– Dificuldade em permanecer consciente
– Perda dos sentidos
– Vomitar estando inconsciente
– Ritmo cardíaco lento e tom de pele azulado
– Temperatura corporal baixa
– Respiração lenta e irregular
– Convulsões
Caso veja alguém a experienciar estes sintomas de um modo mais extremo, chame uma ambulância. Caso a pessoa esteja consciente, vire-a de lado, de modo a evitar que sufoque no seu próprio vómito.
Se os seus sintomas de ressaca começarem a interferir negativamente na sua vida profissional, escolar ou familiar, é provável que esteja a desenvolver uma desordem crónica associada ao consumo de álcool, e nesse caso é importante procurar ajuda o mais rapidamente possível.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.