4 Sintomas de descolamento de retina a ficar atento

Os principais sintomas de ruptura ou descolamento de retina incluem o aumento súbito de manchas ou nuvens que parecem flutuar à frente da visão (moscas volantes). O aparecimento abrupto de flashes de luz é outro dos sinais, juntamente com a diminuição da visão. Conheça melhor cada um deles.

Os Principais Sinais De Descolamento De Retina Incluem O Aumento Súbito De Moscas Volantes

Normalmente, o descolamento de retina não gera os sintomas clássicos, relacionados a incômodos e crises de dor. Na verdade, os sinais tendem a ser bem sutis e vinculados a problemas de visão. Alguns desses sinais são o aparecimento de pequenas manchas que escurecem a visão, por exemplo.

Moscas volantes

As chamadas moscas volantes são caracterizadas por manchas tênues, que passam a compor o campo visual. O formato dessas manchas varia, como o surgimento de pequenos círculos ou pontos durante a focalização de áreas claras (um dia claro ou uma parede branca, por exemplo).

Essas manchas resultam da liberação de fragmentos do gel vítreo, o que ocorre após o adensamento ou compressão do próprio. Por isso, o problema também é denominado opacidade do humor vítreo.

Embora essas partículas diminutas não prejudiquem a visão, em si, elas marcam presença no campo de visão, o que causa certo desconforto. O fato é que as moscas volantes são bem comuns em pessoas saudáveis. Além disso, elas costumam aparecer devido à idade avançada, que traz consigo aquele processo de degeneração.

Caso o processo degenerativo do corpo vítreo provoque um atrito muito intenso sobre a retina, isso pode levar a um rompimento dos vasos. Uma das características de um sangramento acentuado na região interna do globo ocular é a aglomeração repentina de manchas no campo visual. Toda essa situação pode ser um forte indício que o indivíduo sofreu um descolamento de retina.

Flashes de luz

Esses flashes acometem principalmente os indivíduos que estejam na terceira idade. O problema tende a ser efêmero e, além disso, também costuma surgir após a realização de cirurgias. A ocorrência de traumas no rosto pode igualmente levar ao aparecimento de flashes momentâneos.

Porém, há casos em que os flashes de luz não são passageiros e ainda aparecem simultaneamente com as moscas volantes. Nessas circunstâncias, é necessário ficar atento à probabilidade de descolamento de retina. O atrito causado na membrana pode separá-la do humor vítreo, culminando nesses flashes luminosos.

Perda parcial da visão

As pessoas que sofrem descolamento de retina podem sofrer perda parcial ou total da visão periférica. Com isso, elas apresentam uma grande dificuldade de se localizarem e caminharem pelos mais diferentes ambientes. Devido a um campo visual comprometido, o indivíduo pode tropeçar nos objetos de uma sala e, assim, sofrer acidentes graves. Nos olhos, as laterais da visão se escurecem.

Sombras ou visão borrada

O descolamento de retina também pode ser indicado por mudanças súbitas na coloração dos objetos e na própria dificuldade de se focalizá-los.

Qualquer pessoa com esses sintomas deve consultar o oftalmologista o quanto antes, já que, se a retina se soltar, pode causar cegueira se não for tratada rapidamente.

Ver referências +
  • https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/retinal-detachment/symptoms-causes/syc-20351344
  • https://nei.nih.gov/health/retinaldetach/retinaldetach
  • https://www.aao.org/eye-health/diseases/detached-torn-retina-symptoms