-->Sintomas de Infecção Urinária em Bebê - Educar Saúde

Sintomas de Infecção Urinária em Bebê

Publicado em 01/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Os sintomas de infecção urinária em bebê são diversos, mas geralmente permitem uma identificação relativamente fácil do problema por serem sintomas mais específicos, pelo menos parte deles.

Assim sendo, os principais sintomas da infecção urinária em bebê são:

  • Urina com um cheiro mais forte que o normal;
  • Urina com uma coloração mais escura que o normal;
  • Choro ou reclamação por parte do bebé durante o acto de urinar;
  • Febre que poderá ir até aos 38ºC;
  • Irritabilidade;
  • Falta de apetite;
  • Falta de energia generalizada.

No entanto, apesar de os sintomas serem parcialmente específicos, existem casos em que o problema poderá ser difícil de diagnosticar.

Isto porque sintomas como febre ou falta de apetite podem ser sintomas comuns a muitos outros problemas de saúde.

No entanto, a atenção especial dada à urina, e nomeadamente ao seu cheiro e coloração, poderá ser uma forma de se conseguir diagnosticar o problema de uma forma mais concreta e sem grande margem para dúvida.

Para que existam certezas quanto ao problema deverá ser sempre realizado um exame, e este exame consiste num exame à urina do bebê, que deverá ser recolhida para um saco que se coloca na região íntima ou através de um copo caso o bebé já consiga ter idade suficiente para que o consigamos fazer.

Tratamento da infecção urinária em bebê

O tratamento para a infecção urinária em bebê é um tratamento que se centra geralmente na toma de antibióticos.

Publicidade

Para além desta toma de antibióticos, a mudança de fralda com maior frequência é algo que deveremos igualmente fazer, bem como uma limpeza adequada (com álcool, por exemplo) ao bebê aquando da mudança de fralda e na zona onde a fralda está colocada.

Dar água ao bebê em boas quantidades também poderá ser benéfico.

Evite durante estas alturas utilizar lenços húmidos para realizar a limpeza das zonas íntimas do bebê, pois estes lenços húmidos podem propiciar ainda mais o surgimento de infecções urinárias.

Publicidade

Mantenha sempre o bebê limpo, e lembre-se sempre que na região íntima do bebê a limpeza deve ser feita de frente para trás, isto é, da zona genital em direcção ao ânus, para evitar a passagem de micróbios do ânus para a zona genital.

Descubra 8 Óleos Essenciais para Tratar Infecções Urinárias

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Publicidade