Sintomas de menstruação irregular e suas causas

Conteúdo revisado por Drª Camille Rocha Risegato. Última Atualização: 04/06/21

Períodos menstruais: Se eles chegam, é um problema. Se não chegam, é um problema ainda maior! Seja por passar 5 dias incomodada com o estresse da troca do absorvente sempre manchando de vermelho, ou pelo pânico da menstruação que está atrasado… Entenda alguns sinais a estar atenta!

Continua depois da Publicidade

Sintomas De Menstruação Irregular, 4 Manifestações A Estar Atenta!

Perguntas como “Estou grávida?” Ou “Há algo de errado comigo?” Percorrem a mente à velocidade da luz ao menor atraso da menstruação!

Uma coisa importante a perceber é que, geralmente não existe razão para alarme. 28 dias são o padrão de espera normal para cada ciclo menstrual. No entanto esse número pode se estender até 35 dias ou ser inferior a 21 (1).

É quando a menstruação sai fora desses padrões normais que a mulher deve ficar atenta e se necessário procurar conselho médico.

O que é a menstruação irregular?

O Que é A Menstruação Irregular

A menstruação irregular não se limita apenas ao ciclo menstrual que surge sempre cedo ou sempre atrasado. Ela abrange uma série de outras irregularidades durante todo o ciclo. Basicamente, qualquer sintoma estranho que ocorra quando a mulher está menstruada está relacionado a irregularidades no período ( 2 ).

Trata-se de um evento comum em alguns estágios da vida. Na adolescência por exemplo, quando a menstruação ocorre pela primeira vez, ou quando a mulher atinge a menopausa (no final dos 40 ou no início dos 50 anos).

No entanto, quando a mulher nota alterações no odor, na consistência, e na quantidade do fluxo, apesar ter o ciclo normal de acordo com o seu calendário menstrual, é aí que deve investigar as possíveis causas e encontrar a melhor solução com o ginecologista.

4 sintomas de menstruação irregular a estas atenta

4 Sintomas Da Menstruação Irregular A Ter Atenção

Cheiro de peixe podre

Se notar um odor forte a peixe na região íntima, entenda que a origem pode estar no aumento das bactérias que habitam a vagina. Tratando-se de uma infecção vaginal é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível para evitar complicações.

Número Aumentado / Reduzido de Dias de Períodos

Outro sinal revelador de menstruação irregular é a mudança no número de dias que o período se mantém. Normalmente, a menstruação dura entre 3 e 8 dias (tendo uma média de 5 dias) (3). No entanto, quando dura mais de uma semana ou termina antes dos 3 dias, a mulher pode estar sofrendo de alguma irregularidade e deve consultar o ginecologista.

Sangramento menstrual excessivo

A menstruação por vezes é caracterizada por hemorragia excessiva ​​ou muito pesada. Embora não existam padrões fixos para a quantidade de sangramento que a mulher pode perder, sempre que notar um aumento súbito no sangramento menstrual, ou sentir a necessidade de trocar o absorvente ou penso higiênico a toda a hora, é sinal de alguma irregularidade e algo não está bem.

Outros sintomas

Além dos sintomas citados, existem outros sinais não tão óbvios que indicam anormalidades no ciclo menstrual, que são (4):

  • A mulher não menstruar durante três meses seguidos.
  • Mudanças radicais no humor.
  • Menstruação juntamente com dor excessiva ou sensação de náusea ou vômito.
  • Corrimentos ou um leve sangramento vaginal entre o período menstrual

Causas da menstruação irregular

Os desequilíbrios hormonais são a causa mais comum da menstruação irregular na maioria das mulheres. Algumas condições hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), são importantes de ser observadas.

Continua depois da Publicidade

Alguns transtornos alimentares como a anorexia ou a bulimia, também podem perturbar o ciclo menstrual, levando a períodos reduzidos ou mesmo a falha da menstruação.

Os Atletas do sexo feminino que praticam esportes de alto rendimento também podem ter ciclos menstruais irregulares e, em alguns casos, períodos ausentes (5).

O estresse e estados depressivos são outra das causas (6).

O uso regular de pílulas anticoncepcionais ou o uso do DIU (dispositivo intra-uterino) também pode levar ao desenvolvimento de desequilíbrios.

Embora pareça assustadora, geralmente não é um problema, e se for, pode ser corrigido. Especialmente se a mulher agir rapidamente. Portanto, sempre que notar algum dos sinais indicados acima, certifique-se de consultar o ginecologista imediatamente.

Autores
Drª Camille Rocha Risegato

Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093

Dra Camille Vitoria Rocha Risegato - CRM SP nº 119093 é formada há 14 anos pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Rio de Janeiro.

> Consultar CRM (Fonte: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_medicos&Itemid=59)

Dra Camille mudou-se para São Paulo onde realizou e concluiu residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (RQE nº 25978) no Centro de Referência de Saúde da Mulher no Hospital Pérola Byington em 2007.

Em 2008 se especializou em Patologia do Trato Genital Inferior nesse mesmo serviço. Ainda fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia na Escola Cetrus.

Trabalha em setor público e privado, atendendo atualmente em seu consultório médico particular situado na Avenida Leoncio de Magalhães 1192, no bairro do jardim São Paulo, zona norte de São Paulo.

Também pode encontrar a Dra Camille no Linkedin, Facebook e Instagram

.
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
    Última atualização da página em 04/06/21