Sintomas de menstruação irregular e suas causas

Períodos menstruais: Se eles chegam, é um problema. Se não chegam, é um problema ainda maior! Seja por passar 5 dias incomodada com o estresse da troca do absorvente sempre manchando de vermelho, ou pelo pânico da menstruação que está atrasado… Entenda alguns sinais a estar atenta!

Sintomas De Menstruação Irregular, 4 Manifestações A Estar Atenta!

Perguntas como “Estou grávida?” Ou “Há algo de errado comigo?” Percorrem a mente à velocidade da luz ao menor atraso da menstruação!

Uma coisa importante a perceber é que, geralmente não existe razão para alarme. 28 dias são o padrão de espera normal para cada ciclo menstrual. No entanto esse número pode se estender até 35 dias ou ser inferior a 21 (1).

É quando a menstruação sai fora desses padrões normais que a mulher deve ficar atenta e se necessário procurar conselho médico.

O que é a menstruação irregular?

O Que é A Menstruação Irregular

A menstruação irregular não se limita apenas ao ciclo menstrual que surge sempre cedo ou sempre atrasado. Ela abrange uma série de outras irregularidades durante todo o ciclo. Basicamente, qualquer sintoma estranho que ocorra quando a mulher está menstruada está relacionado a irregularidades no período ( 2 ).

Trata-se de um evento comum em alguns estágios da vida. Na adolescência por exemplo, quando a menstruação ocorre pela primeira vez, ou quando a mulher atinge a menopausa (no final dos 40 ou no início dos 50 anos).

No entanto, quando a mulher nota alterações no odor, na consistência, e na quantidade do fluxo, apesar ter o ciclo normal de acordo com o seu calendário menstrual, é aí que deve investigar as possíveis causas e encontrar a melhor solução com o ginecologista.

4 sintomas de menstruação irregular a estas atenta

4 Sintomas Da Menstruação Irregular A Ter Atenção

Cheiro de peixe podre

Se notar um odor forte a peixe na região íntima, entenda que a origem pode estar no aumento das bactérias que habitam a vagina. Tratando-se de uma infecção vaginal é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível para evitar complicações.

Número Aumentado / Reduzido de Dias de Períodos

Outro sinal revelador de menstruação irregular é a mudança no número de dias que o período se mantém. Normalmente, a menstruação dura entre 3 e 8 dias (tendo uma média de 5 dias) (3). No entanto, quando dura mais de uma semana ou termina antes dos 3 dias, a mulher pode estar sofrendo de alguma irregularidade e deve consultar o ginecologista.

Sangramento menstrual excessivo

A menstruação por vezes é caracterizada por hemorragia excessiva ​​ou muito pesada. Embora não existam padrões fixos para a quantidade de sangramento que a mulher pode perder, sempre que notar um aumento súbito no sangramento menstrual, ou sentir a necessidade de trocar o absorvente ou penso higiênico a toda a hora, é sinal de alguma irregularidade e algo não está bem.

Outros sintomas

Além dos sintomas citados, existem outros sinais não tão óbvios que indicam anormalidades no ciclo menstrual, que são (4):

  • A mulher não menstruar durante três meses seguidos.
  • Mudanças radicais no humor.
  • Menstruação juntamente com dor excessiva ou sensação de náusea ou vômito.
  • Corrimentos ou um leve sangramento vaginal entre o período menstrual

Causas da menstruação irregular

Os desequilíbrios hormonais são a causa mais comum da menstruação irregular na maioria das mulheres. Algumas condições hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), são importantes de ser observadas.

Alguns transtornos alimentares como a anorexia ou a bulimia, também podem perturbar o ciclo menstrual, levando a períodos reduzidos ou mesmo a falha da menstruação.

Os Atletas do sexo feminino que praticam esportes de alto rendimento também podem ter ciclos menstruais irregulares e, em alguns casos, períodos ausentes (5).

O estresse e estados depressivos são outra das causas (6).

O uso regular de pílulas anticoncepcionais ou o uso do DIU (dispositivo intra-uterino) também pode levar ao desenvolvimento de desequilíbrios.

Embora pareça assustadora, geralmente não é um problema, e se for, pode ser corrigido. Especialmente se a mulher agir rapidamente. Portanto, sempre que notar algum dos sinais indicados acima, certifique-se de consultar o ginecologista imediatamente.