Conheça os Principais Sintomas de Varizes

Conteúdo revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Última Atualização: 14/07/21

As varizes são veias alongadas, dilatadas ou tortuosas, que além de ser muito prejudiciais para o visual feminino, podem ainda causar dor, cansaço ou sensação de peso nas pernas.

Continua depois da Publicidade

cirurgias de varizes antes e depois 2

Apesar de os homens também poderem sofrer deste problema, a maioria dos casos é no universo feminino, deixando o aspeto das suas pernas bem inestético.

O aparecimento das varizes está associado ao mau funcionamento das válvulas venosas. Estas têm a função de impedir o retorno do sangue nas veias.

Quando isso não acontece, e o sangue que deveria fluir em direção ao coração volta para trás, formam-se pequenas bolsas de sangue, que provocam o dilatamento das veias.

O tamanho das varizes pode variar bastante, começando geralmente por ser pequenas e finas. No entanto, se nada for feito, elas podem tornar-se mais grossas e desconfortáveis.

Apesar de as varizes estarem associadas essencialmente às veias salientes ou escuras que aparecem na pele, existem vários outros sinais e sintomas que indicam o desenvolvimento de varizes.

Confira de seguida os sintomas de varizes.

Sintomas de varizes

– ardor e coceira local;

– tornozelos inchados, geralmente no final do dia;

– aparecimento de pequenas veias sob a pele, de cor vermelha, juntando-se num emaranhado;

– ardor nos pés;

– cansaço e sensação de peso nas pernas;

– aparecimento de veias tortuosas azuladas nas pernas, visíveis sob a pele.

Descubra os Melhores Óleos Essenciais Para Varizes

Tenho sintomas de varizes. E agora?

Se começar a notar o surgimento de alguns destes sintomas e de alguns pequenos vasinhos e varizes sob a pele, há um conjunto de coisas que deve fazer de modo a evitar que o problema se agrave.

Continua depois da Publicidade

Antes de mais, deve procurar adotar um estilo de vida mais saudável, de modo a evitar o excesso de peso e o sedentarismo, causas comuns das varizes.

Além disso, deve começar a usar diariamente meias de compressão elásticas, que cobrem a totalidade da perna.

Por fim, deve consultar um médico especialista para confirmar o aparecimento de varizes, e definir o tratamento mais adequado para o seu caso.

Links Úteis:

Remédio para varizes
– Varizes nas Pernas

Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
    Última atualização da página em 14/07/21