-->Sintomas de reumatismo nos ossos - Educar Saúde

Sintomas de reumatismo nos ossos

Publicado em 23/04/2015. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

O que é? O reumatismo é uma designação que pode abranger um grande número de doenças diferentes, consoante a zona afetada.

Trata-se de um conjunto de problemas reumatológicos, que afetam qualquer estrutura do sistema locomotor, ou seja, músculos, articulações, tendões, ossos, etc.

Sintomas de reumatismo nos ossos

O reumatismo nos ossos é a doença reumatológica que afeta determinadas regiões do esqueleto e articulações, manifestando-se através de variados sintomas.

Conheça de seguida os sintomas do reumatismo dos ossos, e ainda, como se diagnostica e qual a forma mais adequada de tratamento. Confira.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Sintomas de reumatismo nos ossos

Existem várias doenças de reumatismo nos ossos, sendo as mais comuns a osteoporose, a osteoartrite, a artrite e a artrose.

Apesar de poderem afetar qualquer região do aparelho locomotor, a desordem surge mais frequentemente nas articulações dos pés, joelho, quadril e pescoço.

Estas doenças, causadas por variados fatores, entre as quais o desgaste natural destas estruturas ou a inflamação das articulações, irão manifestar-se de várias formas.

Confira de seguida os vários sintomas:

  • dores musculares nas áreas próxima da articulação;
  • dores nas articulações;
  • inchaço na zona da articulação;
  • vermelhidão da articulação;
  • cansaço e fadiga generalizada;
  • dificuldade em fazer movimentos com as articulações.

O reumatismo é um grupo de doenças que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou sexo.

Contudo, é mais comum em pessoas com histórico familiar com este tipo de doenças, como por exemplo a gota ou o lúpus, e ainda, em indivíduos com idade avançada, devido ao desgaste natural das articulações.

Como diagnosticar

Quando os sintomas atrás descritos começam a surgir, é importante consultar um médico ortopedista ou reumatologista.

É natural que estes sintomas se manifestem de uma forma lenta e gradual, sendo no entanto necessário estar atento, de modo a poder diagnosticar-se o problema cedo, impedindo que ele se agrave.

Caso suspeite de ter uma doença de reumatismo nos ossos, deve então consultar um dos médicos mencionados.

Estes irão fazer uma avaliação física, e depois, pedir alguns exames de diagnóstico, que incluem exames de sangue, raio-x e ressonâncias magnéticas.

Se for confirmada a presença de uma doença reumatológica, deve ser então definido e iniciado o tratamento mais adequado.

Tratamento

A maior parte dos problemas reumatológicos relacionados com os ossos não tem cura, e como tal, o tratamento irá incidir num conjunto de hábitos que aliviem os sintomas, e ainda, em medicação e fisioterapia para melhorar a qualidade de vida do paciente e impedir o agravamento do problema.

No que diz respeito aos hábitos de vida, uma pessoa que sofra do problema deve começar a alimentar-se de uma forma mais adequada, de modo a fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para uma melhor saúde de ossos e articulações, mas também, de maneira a evitar aumentar de peso e colocar maior pressão sobre estas estruturas.

Deve ainda evitar fazer grandes esforços e descansar com frequência.

Quando os sintomas agravarem, deve fazer medicação adequada, através da toma de anti-inflamatórios, para reduzir a inflamação, e analgésicos, para aliviar as dores. Além disso, deve ainda recorrer a tratamento fisioterapêutico.

As sessões de fisioterapia irão ajudar a reduzir a inflamação, reduzir a dor e melhorar a amplitude de movimentos com as articulações.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858