-->Sinusite Aguda - Educar Saúde

Sinusite Aguda

Publicado em 06/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A sinusite é uma doença inflamatória que pode ter várias origens, desde reações alérgicas até infeções virais ou bacterianas. Nesta doença, os seios da face, especialmente os seios perinasais, ficam inflamados, dificultando a drenagem dos líquidos aí produzidos.

sinusite aguda

Consoante a duração desta doença, pode-se classificar a sinusite como aguda ou crônica. Neste artigo iremos explicar o que é a sinusite aguda, as suas causas, e ainda, o que deve fazer.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Sinusite aguda

Dá-se o nome de sinusite aguda quando esta se prolonga por um período máximo de 4 semanas. Se não for tratada, e a doença permanecer durante 12 semanas consecutivas, a sinusite passará a crônica, sendo mais difícil de tratar.

Sintomas

Os sintomas habituais da sinusite são as vias aéreas congestionadas, dores de cabeça, dores na face, febre e secreções cheias de pus. Se não for tratada, esta doença pode evoluir para outras, mais graves e complicadas de tratar, como bronquite, pneumonia ou encefalite.

Causas

Existem diversas causas para o aparecimento de uma crise de sinusite aguda. As mais comuns são reação alérgicas, ou então, resfriados tratados de forma incompleta. Também a gripe pode ser uma causa, já que o vírus pode instalar-se nos seios perinasais, provocando a inflamação.

Sinusite aguda – O que fazer

Se tiver uma crise de sinusite aguda, há vários cuidados que deve ter de forma a tratar e alivar os sintomas. Antes de mais, deve consultar um médico para que ele prescreva os medicamentos necessários para tratar a causa do problema.

Por exemplo, se a causa for bacteriana, ser-lhe-á prescrito ou antibiótico. Ou então, se a crise for causada por um agente alérgico, terá de tomar um antialérgico.

Paralelamente, deve seguir alguns cuidados, tais como manter as vias aéreas superiores limpas e desobstruídas, evitar locais muito húmidos e cheios de pó, não beber líquidos muito frios, e ainda, evitar diferenças bruscas de temperatura.

 

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook