-->Sinusite na Gravidez: Aprenda a preparar uma solução isotônica caseira - Educar Saúde

Sinusite na Gravidez: Aprenda a preparar uma solução isotônica caseira

Publicado em 06/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A sinusite na gravidez é um problema comum, especialmente em mulheres com historial de crises alérgicas ou sinusite antes da gestação.

sinusite

Durante a gravidez, o organismo da grávida fica mais suscetível a infecções, sendo comum haver episódios de sinusite ao longo da gestação. No entanto, nesta etapa da vida, a mulher está limitada aos tratamentos que pode realizar.

De seguida indicamos o tratamento mais adequado para sinusite na gravidez, e ainda, uma solução isotônica caseira que pode fazer em casa para aliviar os sintomas.

Sinusite na gravidez, o que fazer

Durante a gravidez, a mulher fica mais frágil e sujeita a infecções devido à diminuição da imunidade. Dessa forma, fica mais suscetível à proliferação de bactérias ou fungos nas regiões perinasais.

Quando a sinusite é causada por uma infeção bacteriana, o médico pode prescrever antibióticos adequados para grávidas, classificados como de risco B (por exemplo, a amoxicilina), juntamente com corticoides (por exemplo a prednisona).

Em alguns casos, pode mesmo ser prescrito paracetamol, para reduzir o desconforto e as dores. Adicionalmente a gestante pode aplicar um descongestionante (à base de pseudo-efedrina), que pode ser adquirido em qualquer farmácia, e usado por um período máximo de 5 dias.

Publicidade

Tratamento caseiro

Além do tratamento médico existem soluções caseiras e seguras que podem ajudar a aliviar os sintomas durante as crises. Em casos de sinusite a grávida deve realizar nebulizações (2 vezes ao dia), por períodos de 20 minutos, seguidas de uma lavagem nasal.

Para realizar a lavagem nasal pode usar algumas gotas de uma solução isotônica caseira que iremos descrever a seguir. Esta solução isotônica irá ajudar a remover toda a secreção nasal.

Para fazer a solução, deve colocar num recipiente meio litro de água fervida (ou filtrada), uma colher de sal e uma colher de bicarbonato de sódio. Misture bem, até formar um líquido homogêneo, sem vestígios de sal. Use algumas gotas no nariz ao fim de cada nebulização.

Publicidade

Nota: Entenda que o uso de antibióticos sem prescrição médica pode prejudicar o desenvolvimento do feto e só deve ser usado após orientação do médico.

Já Ouviu falar de Colestase da Gravidez? Conheça os Sintomas, Causas e Tratamentos

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Publicidade