Sistema de Normalização Contabilística – (SNC)

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

No dia um de Janeiro do presente ano “2011”, entrou em vigor o sistema de normalização contabilística (SNC), e veio para substituir o (POC) que já se encontrava em vigor desde o ano 1977. O SNC veio para assegurar o acordo e firmeza dos normativos contabilísticos adaptáveis aos vários tipos de entidades a funcionar em Portugal: entidades com valores mobiliários cotados; entidades de menor dimensão; outras entidades que relatam. Está, desta maneira assim, prevista uma constituição do relatório financeiro em três níveis: IFRS, NCRF e NI e NCRF-PE.

Sistema de Normalização Contabilística – (SNC)

Este sistema é uma aproximação às normas internacionais de contabilidade emitidas pelo International Accounting Standards Boards e que tem como objectivo principal a convergência internacional. O sistema de normalização contabilística é constituído pelo decreto de lei de enquadramento, por bases e normativos de carácter geral, modelos de declarações financeiras, normas contabilísticas de relato financeiro, tambem para pequenas empresas estas normas contabilísticas de relato financeiro, normas interpretativas e codificação das contas.

O SNC trás consigo várias vantagens para Portugal como a facilitação de investimento no estrangeiro, pois agora já se possuem os mesmos relatos financeiros; as empresas portuguesas são mais facilmente integradas o mercado internacional, traves da norma NCRF-PE as pequenas empresas podem tambem mais facilmente ser enquadradas; e facilita às entidades alterações na sua dimensão ou enquadramento geral, na passagem entre NCRF-PE, NCRF e NIC`s.

O nosso sistema contabilístico foi alterado proporcionando assim vantagens para as nossas pequenas e grandes empresas. Com estas alterações o nosso país pode avançar, basta que sejam aproveitadas da maneira certa e não em vão.