Sistema Imunitário

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O sistema imunitário é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças através da identificação e eliminação dos agentes patogénicos.

Uma das formas de manter os médicos à distância é reforçar as defesas naturais do organismo para que o corpo possa combater as tentativas de invasão das doenças, antes delas se instalarem.

Guarda costas, anjo da guarda, soldado de defesa, o sistema imunitário é uma espécie de guardião pessoal da boa saúde. Por representar um papel tão importante na prevenção de problemas e capacidade de resposta do corpo ele deve ser cuidado e reforçado.

Algumas das gratificações que deve oferecer regularmente ao sistema imunitário para que este se sinta saudável são o zinco, o potássio, o selénio e o magnésio. Outras oferendas aconselhadas são alimentos ricos em vitamina C e vitamina E.

A par destes reforços, uma alimentação saudável e equilibrada é uma regra de ouro para deixar o sistema imunitário saudável e em grande forma. Em lugar de destaque na roda dos alimentos para este fim estão os cereais integrais, a fruta e os legumes. Lentilhas, feijão e frutos secos constam também na lista de preferências do guardião pessoal biológico.