-->Sobrancelha - Educar Saúde

Sobrancelha

Publicado em 03/05/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

A sobrancelha é a área cabeluda localizada a cerca 2 centímetros acima do olho, no rosto humano acima da cavidade ocular. A maioria dos primatas e outros mamíferos também têm sobrancelhas.

sobrancelha antes e depois

A sobrancelha é usada para proteger os olhos contra o suor (ou chuva ) que flui através da face, a forte radiação solar e, em geral, as agressões externas, tais como a poeira ou areia.

Sobrancelhas artificiais

Tem como principal função ajudar a eliminar o excesso de luz. Alguns jogadores de futebol aplicam esta sobrancelha a fim de reforçarem a sua visão durante o jogo, para reduzir os reflexos da luz do sol ou da luz artificial do estádio.

Além disso, estes aplicativos são os responsáveis por evitar ou reduzir a entrada de suor directamente nos olhos.

Sobrancelhas

Se os olhos são o espelho da alma, as sobrancelhas são a moldura. É importante que lhes dê a devida atenção. São poucas as pessoas que reparam nas sobrancelhas. São um pormenor no conjunto do rosto, mas a verdade é que dizem muito sobre si e é importante que digam bem.

Devem estar em harmonia com todo o rosto e transmitir um pouco da sua personalidade. Não que a julguem pelo formato delas, mas de uma forma subtil e quase inconsciente as sobrancelhas contam na avaliação geral.

Quando pensar em arranjar as sobrancelhas pela primeira vez é aconselhável que o faça junto de um especialista.

Será a forma mais segura de conseguir que as suas sobrancelhas se enquadrem num conjunto, formando um todo harmonioso. A partir daí é só mantê-las, retocando-as com alguma regularidade.

Arquitectura

Para descobrir o lugar exacto onde as suas sobrancelhas devem começar e acabar, olhe-se no espelho. Pegue num lápis e coloque-o na vertical apoiado no nariz, o ponto onde o lápis encosta é onde devem começar.

De seguida, coloque o lápis perpendicularmente ao local onde termina o olho, é nesse local que devem acabar.

Riscos em conta

Nunca esqueça os riscos que corre na depilação das suas sobrancelhas. Os pêlos que se arrancam por sistema podem não voltar a nascer. A moda fez com que muitas mulheres perdessem os pêlos das suas sobrancelhas, tendo que recorrer ao lápis para corrigir aquelas que hoje são consideradas inestéticas falhas.

Poros abertos

Após o banho é a altura mais apropriada para arranjar as suas sobrancelhas, pois, como os poros estão abertos, os pêlos saem com mais facilidade e menos dor. Aplicar creme hidratante antes de as depilar pode também ser uma ajuda.

Entre os olhos

As sobrancelhas devem ser penteadas com uma escova apropriada para este fim. Utilizar um rímel incolor pode ser uma forma de conseguir melhores resultados. A depilação desta zona tão delicada deve ser feita com uma pinça.

A cera também pode ser solução, mas o grau de dificuldade e o risco de eliminar os pêlos desejáveis é bem maior. Prefira uma pinça com corte diagonal e cabo maior. A região das pálpebras deve ser depilada, tal como entre os olhos, pois os pêlos nesta zona tornam a fisionomia mais pesada.

Tatuagem como solução

A falta de pêlos nas sobrancelhas pode, tal como o excesso, comprometer a beleza do rosto. Para a compensar pode recorrer à micropigmentação.

Esta técnica, como o próprio nome indica, baseia-se na pigmentação da pele da tonalidade da própria sobrancelha.

Deve ser retocada cada 6 ou 8 meses, sendo necessária a realização de um teste de alergia antes e anestesia local durante o seu procedimento. Pode também recorrer ao implante de sobrancelha.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.