O que fazer para soltar o Intestino Preso

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista) a 19 novembro 2018 - Publicado a 28 de junho de 2016

O assunto de hoje é um problema para muita gente, o intestino preso, e eu aposto que a alimentação pode ajudar a resolver.

intestino preso

A prisão de ventre acontece quando você não vai ao banheiro 3 dias seguidos, quando as fezes são duras, ressecadas, dolorosas e difíceis de fazer.

Agora, se o seu intestino não tem o ritmo que você gostaria, se você não vai no banheiro todo dia como gostaria de ir, não quer dizer que você tem um problema de prisão de ventre.

As 3 principais causas da prisão de ventre são, quando a pessoa pratica pouca ou nenhuma atividade física, quando come uma alimentação pobre em fibras, e quando não bebe a quantidade de água que deveria. Ai é que entram as minhas dicas.

O que fazer para soltar o Intestino Preso

Você pode achar que bebe muita água, ou água suficiente. A única forma de comprovar isso é anotar. Faz um pontinho na agenda.

Alimentos que ajudam a soltar o Intestino Preso

Grãos inteiros, Cereais integrais

Sabe o que te vai ajudar? Coma mais vegetais crus, arroz integral, macarrão integral, pão com sementes. Começa por ai, é muito simples.

Depois as frutas. Aquela fruta que você tirava a casca, compra ela orgânica e não tira a casca.

Alimentos a evitar

A banana é um alimento que Causa Inchaço Flatulência e Gases

Deve evitar a banana, alimentos muito brancos, pão branco e batata, que não têm muita fibra para balancear, e farofa que não é um alimento muito bom para quem tem prisão de ventre.

Se você no dia a dia conseguir colocar na dieta aqueles alimentos que eu falei, e conseguir retirar aqueles alimentos que também falei que são muito pobres em fibras, é provável que você se livre desse problema tão ruim que deixa a barriga super inchada.

Para quem faz dieta, ou vive em dieta, que come uma quantidade de comida mais reduzida, é super normal que como o bolo fecal é menor também não tenha tanto cocô para fazer.

Desde que as fezes não sejam duras, ressecadas e não doam para fazer, não é prisão de ventre, simplesmente o seu intestino não funciona todo o dia, simples.

Como precaução sabe o que você deve fazer? Consuma iogurtes com bifidus activos ou, acrescente granola pois são super benéficos para controlar e tratar a prisão de ventre. Muito melhor do que você recorrer a laxantes que fazem muito mal, principalmente porque desequilibram a flora intestinal.

Suco de mamão e laranja

papaia MAMÃO

Vou te dar a dica de um suco. Você vai pegar metade de um mamão, tira a semente e a casca e 3 laranjas. Põe no liquidificador, bate tudo e toma 3 dias seguidos à mesma hora. Vai ver que em 3 dias você vai estar muito melhor, acredite!

Leia Também