Alecrim: Solução Caseira Contra Rugas

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Solução Caseira Contra Rugas

A pele está em constante renovação, mas com os anos a rapidez de renovação das células da pele diminui, o que leva ao aparecimento de rugas, manchas e flacidez. Frequentemente, as marcas da idade surgem na face de uma pessoa através das rugas (linhas de expressão). Estas marcas são provocadas pela ação dos músculos de expressividade.

Cada pessoa movimenta esses músculos de modo diferente e com o passar dos anos a pele começa a estalar e as rugas a surgir. As rugas não são mais do que vincos no rosto ou no pescoço provocados pela flacidez da pele. O aparecimento das rugas é inevitável, uma vez que estas aparecem de uma forma natural devido á perda de flexibilidade da pele em acompanhar os anos passados.

Porém, o surgimento das rugas pode ser estendido com um bom cuidado da pele. A pele é um dos pontos principais do nosso organismo, pois é o espelho que nos reflete.

Ainda está a tempo de prevenir ou combater o aparecimento das rugas de forma 100% natural e começar já a tratar da sua pele, dando-lhe os mimos que ela bem precisa. Para combater as rugas opte pela solução caseira de chá de alecrim. É importante realçar que o alecrim também é uma excelente ajuda no tratamento de algumas dores como por exemplo de estômago e dores de cabeça.

Ingredientes:

10g de folhas de alecrim (Rosmarinus officinalis)
1 Chávena de chá de água.

Modo de preparação:

1. Coloque a água a ferver e mal a água levante fervura, adicione as folhas de alecrim;
2. Deixe ferver mais alguns minutos;
3. De seguida deve tapar a panela durante 10 minutos;
4. Deixe coar o chá;
5. O chá de alecrim está pronto a ser aplicado no rosto.

Coloque o chá de alecrim antes de dormir sobre o seu rosto com a ajuda de um algodão umedecido e deixe a solução caseira contra rugas secar sobre a pele. O alecrim é uma planta que ajuda a prevenir as rugas devido ás suas propriedades de relaxante muscular.

Tal como a toxina botulínica (botox) que promove o relaxamento muscular nas zonas onde aplicada, o alecrim também contém na sua composição um composto com as mesmas características, o pineno, um composto químico bicíclico da família dos monoterpenos. Além disso o alecrim é um poderoso antioxidante, rico em vitamina C.

Podíamos inumerar muitas outras características benéficas do alecrim, mas a lista seria bem extensa. Ficará para um próximo artigo. A própria rainha Isabel, rainha da Hungria, usava-o num creme facial, portanto está tudo dito :-).

Dica: A cenoura, o óleo de amêndoas doces e o azeite, também são excelentes opções naturais para combater as rugas. Fica aqui dica para uma próxima matéria e receita.

Recomendado » 10 Óleos Essenciais Anti-envelhecimento, para Combater Rugas, Manchas e Sinais da Idade