As frieiras são conhecidas por serem inconvenientes e desconfortáveis. Aparecem no inverno e caracterizam-se por provocar a inflamação de determinadas zonas do corpo, que ficam vermelhas ou roxas.
No Inverno, o contacto com as temperaturas baixas é constante, por isso, as zonas que têm mais contacto com o exterior, como as mãos, o nariz, as orelhas e os pés, são as mais afectadas pela vermelhidão e pelos sintomas associados às frieiras. São eles o ardor, a comichão, a dor, a sensação de queimadura, e a criação de feridas, em situações mais graves.
O aparecimento das frieiras não se deve a nenhum vírus ou a uma causa específica. Podem aparecer porque existem familiares com antecedentes, porque tomou medicamentos para a tensão, por causa de anemia, lúpus, problemas de circulação ou de nutrição.
São mais recorrentes em mulheres jovens, idosos e crianças. Durante a maior parte do tempo, a doença está em estado adormecido e, só aparece, quando provocada por determinados factores. A exposição recorrente ao frio, o não usar vestuário adequado, as mudanças de temperaturas drásticas, as proximidades ao aquecimento e a água demasiado quente no banho são factores suficientes para voltar a sentir os efeitos das frieiras. Evite meias de algodão, sapatos desapertados e seque bem os pés depois do banho.
Solução caseira para frieiras
Depois do aparecimento da vermelhidão, não há muito a fazer, se não tratar. Experimente uma pomada caseira, feita por si mesmo, para acabar com a frieira.
Use algumas folhas de saião, colocando três delas, esmagadas, numa panela, juntamente com um pouco de óleo mineral. Deixe ferver, até as folhas secarem e coe o líquido. Num frasco, coloque o óleo mineral e a mesma quantidade de parafina líquida.
Mexa tudo muito bem, para obter uma pasta semelhante a uma pomada. Depois de pronta, passe a pomada nas zonas com frieiras, pelo menos duas vezes por dia, e massage bem.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.