-->Solução caseira para indigestão - Educar Saúde

Solução caseira para indigestão

Publicado em 03/11/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A gula é um pecado terrível. Sobretudo, quando olhamos para o prato e vemos que comemos demais.

A sensação de estômago cheio e pesado e de desconforto preenche o nosso corpo, o que é meio caminho andando para não nos sentirmos bem e dar-se uma indigestão.

A indigestão é caracterizada pela digestão anormal de alimentos, que causa uma ligeira indisposição, dor e ardor no estômago e sensação de barriga inchada.

Quem sofre deste problema pode ainda sentir enjoos e vómitos. Normalmente, duram cerca de 3 a 4 horas, podendo demorar um pouco mais, em alguns casos.

As dores podem-se tornar bastante fortes, impedindo fazer diversas actividades.

Confundir a indigestão com outros problemas (gastrite, por exemplo) é bastante comum, por isso a fase de diagnóstico é muito importante.

Conheça os Melhores Remédios Caseiros para Indigestão

A indigestão pode surgir ligada a várias causas e origens.

Alimentos ricos em gordura e especiarias, determinadas frutas (cereja), o álcool, o tabaco, o consumo de estímulantes, cafeína, de medicamentos como antibióticos e pílulas.

Algumas doenças e complicações do sistema digestivo podem, também, desenvolver a indigestão.

É o caso da úlcera gástrica, da inflamação do pâncreas, do estômago e da vesícula biliar.

Mudanças em hábitos alimentares, comer uma dieta saudável e a toma de anti-ácidos depois das refeições vão prevenir situações de indigestão iminentes.

Para estimular o fluxo gástrico e diminuir as dores relacionadas com a indigestão, pode sempre fazer um chá, com produtos naturais como o funcho, o gengibre e a hortelã.

Use uma colher de raiz de gengibre fresca, meia colher de chá de sementes de funcho, meia colher de chá dehortelã seca e 250 ml de água.

Primeiramente, deve ferver a água, numa panela tapada, juntamente com a gengibre e o funcho, durante cinco minutos.

Depois de ferver e apagar o lume, deite a hortelã e deixe repousar durante dez minutos.

Beba este chá, três vezes ao dia, antes das refeições.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858