-->Solução caseira para infecção urinária - Educar Saúde

Solução caseira para infecção urinária

Publicado em 03/11/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Bactérias, micro-organismos e vírus afectam as zonas mais sensíveis do nosso corpo.

Não há presença destes anti-corpos nestas zonas do corpo, mas quando existem surgem algums problemas, como as infecções.

É o caso do sistema urinário, que, ao ser invadido por bactérias estranhas, que se alojam nos órgãos que pertecem ao sistema urinário: uretra, bexiga e rins.

Quando isto acontece, dão-se as conhecidas infecções urinárias, que provocam dor e desconforto durante alguns dias.

Como as paredes internas da bexiga ficam irritadas, o doente é obrigado a urinar mais vezes, sentindo grande ardor e desconforto quando o faz.

A urina pode também sair com sangue e, em casos com maior gravidade, pode existir febre alta, dores abdominais e a necessidade de internamento hospitalar.

É o sexo feminino em idade fértil que é mais afectado por este problema.

Isto porque a uretra feminina é bem mais pequena do que a masculina, encurtando a distância para o alojamento de bactérias.

Além disso, a vagina, onde se alojam muitas bactérias e fungos, está interligada à bexiga pela uretra.

Por isso, existem cuidados especiais a ter durante a higiene feminina.

Limpe-se sempre, da vagina para o ânus, tenha cuidado após as relações sexuais e evite tomar medicamentos que tenham a infecção urinária como contra-indicação.

A infecção urinária deve ser tratada com antibióticos e acompanhada por um médico especializado, mas quem sofre com este problema, pode sempre complementar o tratamento com umas dicas caseiras.

Fazer um banho de assento com sândalo, uma planta com propriedades calmantes, pode contribuir para aliviar o desconforto sentido na pélvis quando há infecção urinária.

Para preparar este banho, basta misturar 10 gotas de óleo essencial de sândalo, numa bacia com cerca de dois litros de água morna.

Sente-se nu, dentro da bacia, durante cerca de 20 minutos e repita o procedimento diariamente, até sentir os sintomas da infecção.

Conheça as Causas de Infecção Urinária na Gravidez

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858