-->Solução caseira para piolhos - Educar Saúde

Solução caseira para piolhos

Publicado em 14/07/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Os piolhos e lendias sempre foram um problema complicado para os pais e até um trauma para algumas crianças. Aparecem quando menos se espera, sem aviso prévio ou sintomas e teimam em ir embora.

Há crianças e adultos com maior taxa de possibilidades e propensão para os ter. A higiene ou falta dela, o ambiente em que se vive, as amizades e convivências do dia-a-dia podem levar ao aparecimento e desenvolvimento desta praga.

Os períodos de tratamento podem ser longos e penosos e podem haver reincidências, mais ou menos graves. Se para os pais e adultos, é sempre uma grande chatice, para as crianças é bastante penoso.

É sempre difícil explicar os porquês, as causas e os tratamentos aos pequenitos de palmo e meio. Os adultos também se sentem frustrados, quando não existem resultados de cura e tratamento rápidos e eficazes.

Para além, de que,há sempre a possibilidade de a praga voltar em força a qualquer momento. Socialmente, e apesar de ser bastante comum, ainda não é bem aceite pela sociedade. Ninguém quer ter piolhos, ninguém quer ter por perto alguém que os tenha, ninguém quer aceitar isso como uma coisa normal sem levar a pensamentos e estigmas de falta de cuidados básicos.

A sociedade moderna tal como a de antigamente, apesar de toda a informação disponível, ainda condena e olha de lado.
Depois de ser um facto consumado e constatado, temos de procurar soluções rápidas e eficazes.

Alternativas em que se possam ver resultados reais sem nos pôr os nervos em franja. No mercado existem remédios para todos os gostos,f eitios e carteiras.

Há quem prefira medicamentos da farmácia, indicados pelos farmacêuticos ou médicos (comprimidos orais, loções, champôs, cremes, sprays), ou quem faça, saiba e acredite em remédios e mezinhas caseiras, com produtos de utilização doméstica.

Todos conseguem ser eficazes quando bem aplicados e usados segundo as regras. De entre as várias soluções caseiras antigas e modernas, destacam-se: os óleos e essências naturais, o azeite, o vinagre de maçã e o vinagre tinto, os champôs caseiros, o bicarbonato de sódio, os sabonetes artesanais, os sabonetes e soluções de plantas e ervas medicinais, o sal, os chás variados, alguns detergentes, a cachaça e alguns produtos derivados do mel.

Solução caseira para piolhos

Destaco contudo, dois tratamentos comprovados pela sua eficácia e facilidade de aplicação: a coca-cola e a maionese. A coca-cola aplica-se pelo cabelo todo, encharcando-o completamente. Deixa-se repousar pelo menos meia hora, até se poder lavar.

A maionese espalha-se pelo cabelo, coloca-se uma touca ou película e deixa-se a repousar algumas horas. Não esquecer que o cabelo deve ser bem lavado e hidratado no final de cada tratamento.

Para pentear e melhor retirar a colónia de piolhos deve-se usar sempre um pente de escovas finas. Os cabelos compridos são mais complicados para fazer tratamento. Quanto mais cedo se tratar,mais cedo se livra do incómodo. E cuidado porque os piolhos provocam ardor,comichão e feridas. Quer queiramos, quer não,esta patologia causa transtornos no nosso quotidiano e altera o nosso sistema nervoso.

A palavra de ordem é paciência…Ataque de vez o problema com confiança e preserverança….afinal são coisas que acontecem

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858